Consenso nacional para salvar a floresta

20 de janeiro de 2023
PSD florestanacional ordenamentoflorestal prevencaodosfogos

Luís Montenegro defende um “consenso nacional” em torno do ordenamento florestal e da programação dos investimentos destinados a prevenir e a minimizar o impacto dos incêndios em Portugal. Para o Presidente do PSD, o problema dos fogos implica, antes de mais, “identificar a prioridade” da floresta, dotando-a de uma “estratégia”  afastada de “qualquer carga partidária na luta política”.

“Tive ocasião de dizer ao Prof. Xavier Viegas que o PSD está disponível para poder colaborar para um consenso nacional à volta das políticas de ordenamento florestal e dos investimentos que são necessários fazer para termos meios propícios e eficientes, que possam diminuir as consequências tão nefastas dos incêndios florestais”, afirmou.

Após uma visita ao Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), na Lousã, esta sexta-feira, o líder do PSD apelou a uma maior “colaboração entre a Ciência, a Investigação e as autoridades que superintendem a gestão da floresta e os meios de combate”. 

O Presidente do PSD lembra que, no primeiro dia de mandato, em 4 de julho de 2022, esteve em Pedrógão Grande, onde testemunhou no terreno que “a situação” atual “não tem melhorado muito” face à conjuntura que propiciou os acontecimentos trágicos de 2017. 

A iniciativa “Sentir Portugal em Coimbra” termina hoje na Pampilhosa da Serra, depois de percorrer os 17 concelhos do distrito.