Mensagem do Presidente
É com gosto e sentido de dever cumprido que apresentamos o novo site do partido, com uma imagem renovada, mas sobretudo com novas ferramentas que irão permitir aproximar o PSD dos seus militantes e dos cidadãos em geral.
Como se recordam, este foi um compromisso assumido desde a primeira hora: envolver a sociedade civil na construção do projeto alternativo que queremos para Portugal, alicerçado nos valores da social-democracia.
Críamos o Conselho Estratégico Nacional, um fórum de participação cívica que conta já com larga implantação territorial. Foi ajustado recentemente para poder chegar ainda a mais pessoas em todo o país e está agora mais acessível através desta página, ao permitir que todos os interessados possam inscrever-se e enviar contributos online.
Temos um partido mais transparente, mais organizado e mais próximo: os atuais e futuros militantes podem atualizar os seus dados, inscrever-se e até pagar quotas diretamente pelo site.
Neste sítio, o PSD reencontra-se com a sua história, valores e princípios. Recuperamos os principais momentos da nossa vida partidária e recordamos o papel dos seus líderes e dos militantes em geral.
Esperamos estar a dar um passo para aproximar as pessoas do nosso partido, tentando ajudar a combater um dos principais problemas da vida político-partidária.
Assim, convido todos a fazerem uma visita guiada pela nova página do PSD na internet e a juntarem-se a nós.
Rui Rio

Rui Rio colocou sempre os interesses públicos acima dos interesses de grandes grupos instalados.
Defendeu, com a firmeza dos seus ideais, a escolha dos caminhos certos.
Com rigor e verdade, Rui Rio luta hoje por uma governação firme, corajosa e transparente para Portugal. Uma governação capaz de resolver os problemas estruturais do País.


Rui Fernando da Silva Rio nasceu no Porto.

Entra no Colégio Alemão do Porto (Deutsche Schule zu Porto), onde faz o ensino primário e secundário.
Nesta altura da sua vida , a música e o desporto revelam-se áreas de particular interesse

Atleta federado pelo Centro de Desportivo da Universidade do Porto (CDUP) na modalidade de atletismo.

Licenciou-se na Faculdade de Economia do Porto, onde foi membro do Conselho Pedagógico, integrou a Assembleia de Representantes e foi o primeiro Presidente não comunista da Associação de Estudantes.

Entra no Partido através da JSD, onde foi eleito no V Congresso Nacional, realizado em Troia, vice-presidente da Comissão Política Nacional. Simultaneamente, foi membro das CPN do PSD durante as presidências de Pinto Balsemão e Nuno Rodrigues dos Santos..

Começou a trabalhar ainda estudante, e como economista em 1982. Entre 1982 e 1983 cumpriu o Serviço Militar Obrigatório. A vida profissional esteve sempre ligada à economia. Passou por diferentes setores de atividade como o ramo têxtil, metalúrgico, a Banca e o setor das Tintas, a CIN.

Eleito deputado pelo Círculo do Porto, na VI, VII e VIII legislatura, sai da AR em 2002 para tomar posse como Presidente da Câmara Municipal do Porto. Assumiu funções de Porta-Voz e vice-presidente da bancada social-democrata para as questões económicas e financeiras.

Eleito Secretário-Geral no XVIII Congresso com Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente do PSD. De 2002 a 2005 assumiu o cargo de vice-presidente durante a liderança de Durão Barroso e Santana Lopes e, de 2008 e 2010, com Ferreira Leite.

Rui Rio é eleito Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Durante 3 mandatos, de 2002 a 2013, exerceu a mais longa liderança da autarquia, marcada pela firmeza e coragem, pela sensibilidade social, pelas novas acessibilidades, por diversas obras, pela reabilitação das escolas, pelos grandes eventos, pela transformação da cidade.

Cavaco Silva condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2010 o Papa Bento XVI agraciou-o como Cavaleiro de Grã-Cruz da Pontifícia Ordem Equestre de São Gregório Magno. Em 2013 recebe a Cruz de Oficial da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha.

Regressa à sua vida profissional na Boyden - Executive Search e na Neves de Almeida HR Consulting, empresas da área de gestão de recursos humanos. Paralelamente continua a atividade cívica dando palestras e conferências um pouco por todo o país.

Rui Rio anunciou a sua candidatura à liderança do PSD na cidade de Aveiro.

Nas eleições diretas do partido defrontou o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, tendo saído vitorioso com 54,37% dos votos dos militantes. Tomou posse no 37º congresso, realizado em Lisboa, de 16 a 18 de fevereiro de 2018, tornando-se no 18º Presidente do Partido Social Democrata.

Em 2020, Rui Rio recandidatou-se a Presidente do PSD, sendo eleito na segunda volta das eleições diretas a 18 de janeiro. Tomou posse no 38º Congresso, realizado em Viana do Castelo, nos dias 7,8 e 9 de fevereiro de 2020.

Com verdade e responsabilidade, enquanto líder do maior partido da oposição, disponibilizou-se para ajudar o Governo a enfrentar uma ameaça ainda com consequências imprevisíveis - "no combate a esta calamidade o PSD não é oposição, é colaboração".