As Comunidades Portuguesas que vivem no estrangeiro são um dos mais importantes ativos estratégicos da política externa do Estado e a mais forte manifestação de Portugal mundo afora.
São uma mais valia, constituída não somente por aqueles que emigraram pelos mais diversos motivos e nas mais diferentes épocas, mas ainda pelos lusodescendentes que, atualmente, integram e dignificam indelevelmente o conceito da Portugalidade.
As Comunidades são a real manifestação de Portugal no mundo globalizado e um ativo estratégico do maior relevo, seja pela sua dimensão, pela sua diversidade ou pela sua extensão geográfica.
Não podemos, entretanto, reduzir essas Comunidades a algo distante ou meramente afetivo. As comunidades Portuguesas são um elo cultural, económico e político com o mundo.
O PSD, um partido que sempre teve nas Comunidades um esteio para sua atuação política em Portugal, tem em conta que essa valorização deve ser percebida permanentemente, a fim de manter o histórico seu protagonismo na defesa e na representação dessa Portugalidade que muito nos orgulha.
EUROPA
Alemanha, Bélgica, Espanha, Estrasburgo, Lyon, Luxemburgo, Paris, Reino Unido, Suíça e Toulouse.