PSD DENUNCIA: “pseudo reforma” olha para a árvore, despreza a floresta

21 de março de 2017

O Partido Social Democrata (PSD) manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação por os interesses da maioria parlamentar estarem “acima dos interesses do nosso país”, a propósito de uma suposta reforma da floresta, tema de um conselho de ministros extraordinário. “Hoje assistimos a mais uma ação de propaganda do Governo”, denunciou Nuno Serra, vice-presidente do grupo parlamentar, “desta vez a troco da apresentação do que consideramos uma 'pseudo reforma' da floresta”.

De acordo com Nuno Serra, “mais uma vez, o Governo limita-se a olhar para a árvore, desprezando aquilo que é o mais importante: a floresta em si”, afirmou em declarações aos jornalistas. O social-democrata acusa o Governo de esquecer “os atores mais importantes, os produtores florestais, não lhes garantindo nem as ferramentas, nem as condições para que possam aumentar a viabilidade económica do setor ou a sua rentabilidade”.

Para o PSD, o Governo está a utilizar “esta 'pseudo reforma' como moeda de troca para um acordo de gestão política da ‘gerigonça’”. O partido defende que o atual Executivo acedeu em travar a expansão do eucalipto (uma pretensão d’ Os Verdes) “em troca de um apoio formal a esta solução política”, disse o deputado. “A expansão razoável desta espécie é essencial para a dinamização económica do setor das florestas”, lembrou.