Reflorestação do Pinhal de Leiria: deputados do PSD criticam “atrasos consecutivos” e querem conhecer calendarização

10 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar #pinhaldeleiria #matadorei #reflorestacao #incendios2017

Os cinco deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria lamentam os “atrasos consecutivos” da reflorestação do Pinhal de Leiria.

Numa pergunta ao ministro do Ambiente e Ação Climática, esta quarta-feira, Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques pretendem saber quais as ações que estão previstas para o atual e os trimestres seguintes de 2021.

“A recuperação do património natural do Pinhal do Leiria, prometida após os incêndios de 2017 que consumiram cerca de 9.500 hectares da Mata Nacional de Leiria, tem revelado atrasos consecutivos e tem exposto as dificuldades do Governo em gerir um espaço florestal com desafios diversos ao nível da escassez de recursos, da falta de calendarização das ações e dos crescentes problemas fitossanitários das espécies florestais”, referem os deputados.

Os deputados recordam que a “Assembleia da República, após várias recomendações aprovadas e ignoradas pelo Executivo, inscreveu em lei no Orçamento do Estado para 2021 a autorização de uma despesa pública de 5 milhões de euros para implementar medidas de recuperação e rearborização da Mata Nacional de Leiria e de outras matas de gestão pública”.

Além disso, o Orçamento do Estado para 2021 “determinou ainda a criação de um portal eletrónico de acesso geral para divulgação da informação sobre o prosseguimento das ações de recuperação da Mata Nacional de Leiria, na sequência da falta de execução de recomendações no mesmo sentido”.

O PSD pergunta:
1. Qual a calendarização das ações a implementar na Mata Nacional de Leiria, no primeiro trimestre de 2021? 
2. Quais as ações que estão previstas para os trimestres seguintes de 2021? 
3. Quando será público o portal eletrónico de acesso geral para divulgação da informação sobre o prosseguimento das ações de recuperação da Mata Nacional de Leiria?