RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A visão do PSD sobre a política externa de Portugal tem como objetivo a defesa dos interesses nacionais, do bem-estar e da segurança dos portugueses – destinatários da política e da ação externa portu...

A ação da política externa preconizada pelo PSD visa potencializar, de forma integrada, nos planos político, económico e cultural, a singularidade e as sinergias inerentes a Portugal – país que valoriza as Comunidades Portuguesas no mundo; que se empenha na integração europeia e se orgulha de ser membro fundador da NATO; que aprofunda as relações insubstituíveis com os demais países de Língua Portuguesa, reforçadas pela pertença à CPLP; e que expressa a sua vocação universalista na promoção do multilateralismo.

Contacto: cri@psd.pt

EUROPA

Desde a sua génese que o PSD se assume como um partido de cariz europeu.

A ligação do PSD com o Projeto Europeu remonta à visão europeísta dos seus fundadores. Sá Carneiro foi o primeiro líder partidário português a defender a adesão de Portugal à CEE

A vocação europeia continua a fazer parte do ADN do partido como prioridade programática.

Equipa: Luís Álvaro Campos Ferreira, António Rodrigues, Tiago Moreira de Sá, Duarte Marques, Bruno Maçães e Ricardo Carvalho.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

O aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os Estados membros da organização internacional dos países lusófonos – CPLP - é um projeto contínuo para o PSD.

O Partido Social Democrata tem como missão a promoção e difusão da língua portuguesa, e o aprofundamento das relações entre Portugal e os Estados soberanos cuja língua oficial ou uma delas é a língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Equipa: Luís Álvaro Campos Ferreira, Ângela Guerra e Ricardo Carvalho.

Espaço Ibero-Americano

A importância do sucesso das relações internacionais e a vertente atlântica de Portugal, tornam as relações entre Portugal e a América Latina e Caraíbas num objetivo político a aprofundar para o PSD.

O Espaço Ibero-Americano é formado por 22 países que por natureza histórica, geográfica e linguística, cooperam e estreitam relações entre si.

Equipa: Luís Álvaro Campos Ferreira, Paulo Neves e Ricardo Carvalho.