PSD questiona Governo sobre danos causados por intempérie no Norte do país

3 de junho de 2022
Grupo Parlamentar Agricultura

O PSD quer saber que medidas a Ministra da Agricultura e Alimentação está a tomar após os estragos em culturas agrícolas provocados por um fenómeno climatérico que atingiu vários concelhos no Norte do país.

De acordo com os sociais-democratas da Comissão de Agricultura, no passado dia 14 de maio um fenómeno climatérico caracterizado por fortes trovoadas, queda de granizo e chuva intensa provocou inúmeros estragos em culturas agrícolas, em vários concelhos no Norte de Portugal.

Os relatos dos agricultores afetados pelas ocorrências climatéricas, referem os parlamentares no documento, “são de elevados prejuízos em produções agrícolas relevantes para a região e para o rendimento dos produtores, como são os frutos frescos, a vinha, e as hortícolas. Existem ainda casos onde os danos provocados na parte vegetativa das plantas podem comprometer a produção nos anos seguintes, o que constitui uma perda ainda maior para o agricultor.”
 
O PSD questiona:
1.    O Ministério da Agricultura e Alimentação já procedeu ao levantamento dos prejuízos causados pelo fenómeno climatérico ocorrido a 14 maio de 2022 nas freguesias dos concelhos mais afetados nos distritos do norte de Portugal?
2.    Se sim, quais as culturas agrícolas mais atingidas? Qual a estimativa em termos de quebra nas diversas produções? E qual o montante global dos prejuízos estimados?
3.    Que medidas está o Governo, através do Ministério da Agricultura e Alimentação, a promover para acudir aos produtores agrícolas afetados?
4.    Que medidas políticas estão a ser equacionadas para tornar os seguros agrícolas mais atrativos e mais habilitados a garantir o risco de perda total ou parcial das produções dos agricultores nacionais?