Rui Rio quer “políticas adequadas” para “atrair jovens para a agricultura”

25 de janeiro de 2022
PSD legislativas2022 Agricultura alentejo Portalegre Évora

Nas “Conversas Centrais”, em Évora, esta segunda-feira, Rui Rio alertou que “Portugal não tem dado a devida atenção à agricultura” e defendeu que é preciso aumentar o peso do setor no Produto Interno Bruto (PIB). “Portugal não tem dado a devida atenção à agricultura”, apesar de este setor e da floresta, em conjunto, “representarem hoje 5,8%” da riqueza nacional. 

Nesta iniciativa, dedicada ao tema da agricultura, com a participação de Arlindo Cunha, antigo ministro, o líder do PSD considerou que este peso no PIB “é significativo”, mas a área “devia representar ainda um pouco mais”. E a agricultura, continuou, “representa 13% do emprego”, o que, a manter-se, desde que suba o peso no PIB, será positivo: “Significa que melhoramos muito a produtividade”.

De tarde, em Évora, voltou a insistir na mesma ideia, durante a ação de contacto com a população em Évora, quando questionado sobre se já tem pensada a estrutura do Governo. “Já preparei a estrutura para aí a 90%, mas ainda falta”, afirmou, apontando um dos pontos já assentes: “Aí tem uma coisa da estrutura do Governo. A tutela das Florestas está no Ambiente, antigamente sempre esteve na Agricultura e vai regressar à Agricultura”.

Após a arruada, onde teve a companhia da cabeça de lista do PSD, Sónia Ramos, e de Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, o Presidente social-democrata focou-se no tema da agricultura e defendeu o rejuvenescimento do setor. “A idade média dos agricultores portugueses é de 65 anos” e “há poucos agricultores jovens”, pelo que “o futuro do setor está comprometido”, declarou Rui Rio, realçando que é preciso “ter políticas adequadas” para “atrair jovens para a agricultura” e que esta será uma das suas “linhas de rumo” de um governo do PSD.

Ainda antes de chegar a Évora, na deslocação que fez a Portalegre, já Rui Rio tinha dito que, se vencer as eleições legislativas, a área das florestas, que está agora na tutela do Ambiente, vai regressar ao Ministério da Agricultura.

De manhã, Rui Rio mostrou confiança na obtenção de um bom resultado do PSD em todo o Alentejo. “Acho que vamos [PSD] subir no Alentejo todo. Conto eleger um deputado em todos os distritos, mas particularmente em Portalegre e em Évora”, declarou.