Agricultura: PSD chama Ministra ao Parlamento para conhecer estratégia do Governo para assegurar a sustentabilidade do setor

24 de junho de 2022
Grupo Parlamentar Agricultura seca

O PSD quer ouvir, com caráter de urgência, a Ministra da Agricultura e Alimentação para conhecer a estratégia do Governo e as medidas concretas que estão a ser adotadas para assegurar a sustentabilidade das explorações agrícolas e agropecuárias face à crise sem precedentes que estão a viver.

No requerimento, dirigido ao Presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, os deputados do PSD começam por recordar que a produção de alimentos em Portugal, através do sector agrícola nacional, está fortemente condicionada por uma conjuntura marcada por diversos fenómenos adversos, como é a seca meteorológica, a escalada dos custos com os fatores de produção, o aumento dos preços de bens e produtos agrícolas e, naturalmente, a suspensão das transações comerciais com a Ucrânia e a Federação Russa.

A par das consequências da seca, com 97% do território nacional em seca severa e extrema, os sociais-democratas assinalam que se regista um aumento muito acentuado do preço dos fatores de produção, principalmente ao nível dos combustíveis, da energia e dos próprios fertilizantes, que não estão a ser repercutidos no preço final dos produtos e estão a colocar em risco a sustentabilidade económica de muitas explorações agrícolas nacionais.

“Em Portugal, os produtores agrícolas continuam a ser o elo mais fraco da cadeia de valor, estando completamente impossibilitados de repercutir no preço de venda dos seus produtos o aumento dos custos de produção. E os apoios prometidos tardam em chegar”, afirmam os deputados.

Neste cenário, os deputados do PSD consideram que é urgente conhecer a estratégia e medidas do Governo, uma vez que “está em causa a sobrevivência de muitos agricultores e produtores pecuários, mas também a nossa soberania e segurança alimentar.”