Líder do PSD Rui Rio

Presidente do PSD: 16 de fevereiro 2018 a 1 de julho 2022

Secretário-Geral do PSD: 31 de março 1996 a 20 de junho 1997

Presidente do GPPSD: 6 de novembro 2019 a 17 de setembro 2020

Deputado: da VI à VIII Legislatura. XIV e XV Legislaturas (até 13 setembro 2022)

Vida familiar

Nasceu em agosto de 1957, no Porto.

Fez o ensino primário e secundário no Colégio Alemão, tendo-se licenciado em Economia na Universidade do Porto.

Foi, enquanto estudante, Presidente da Associação de Estudantes da FEP e membro do seu Conselho Pedagógico. Foi também atleta federado pelo CDUP na modalidade de atletismo.

Carreira académica e profissional

Em 1982, torna-se assessor, para a área administrativa e financeira, da gerência duma empresa comercial ligada essencialmente à indústria têxtil. Interrompe esta atividade em 1984 para cumprimento do serviço militar obrigatório, retomada depois em 1985.

Paralelamente, trabalhou numa unidade industrial do ramo metalúrgico, nas áreas da contabilidade analítica, da gestão de stocks e do controlo orçamental.

Economista no Banco Comercial Português, no fim da década de oitenta, colaborou na implementação da Direção de Mercado de Capitais, com atividade centrada na montagem de operações de financiamento no mercado primário, processos de admissão à cotação nas Bolsas de Valores e estudo e conceção de novos produtos financeiros.

Foi, também, responsável pelas sessões de formação dos novos elementos do Banco, na área de Mercado de Capitais. Posteriormente, foi Diretor Financeiro da Corporação Industrial do Norte, S.A. (Tintas CIN) e, mais tarde, Presidente do seu Conselho Fiscal.

Ao longo da sua carreira, foi vogal do Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos (CGD), administrador não-executivo da empresa Metro do Porto e Chairman da 32 Senses SGPS.

Das diversas ações de valorização académico-profissional consta um estágio no Bundesbank, em Frankfurt, para aperfeiçoamento técnico no âmbito da criação da União Económica e Monetária.

De 2013 até 2017, foi partner da Boyden e partner da Neves de Almeida | HR Consulting. Foi ainda membro independente e não executivo do Comité de Investimentos do Fundo de Capital de Risco ‘Millennium Fundo de Capitalização FCR’. Foi vice-presidente da Mesa da Ordem dos Contabilistas Certificados e membro da Assembleia Representativa dos Economistas e Presidente da Mesa da sua Secção Regional do Norte.

Percurso político e partidário

Desenvolveu uma intensa atividade política, iniciada ainda antes da revolução de 25 de Abril.

Foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata (JSD) entre 1982-84, e, simultaneamente, Membro da Comissão Política Nacional do PSD, durante a presidência de Francisco Pinto Balsemão e, posteriormente, de Nuno Rodrigues dos Santos.

É eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto, em 1991, cumprindo as VI, VII e VIII legislaturas. Teve especial intervenção na Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano entre 1991 e 2001, tendo também assumido as funções de Porta-Voz da bancada social.

Foi Secretário-Geral do partido, durante a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa, e posteriormente Vice-Presidente do Grupo Parlamentar.

Entre 1996 e 1998, foi Vice-Presidente do Instituto Sá Carneiro.

Foi também Vice-Presidente do PSD, sob as presidências de Durão Barroso, Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite.

Foi eleito Presidente da Câmara Municipal do Porto em 2002 e reeleito em 2005 e 2009. Ao terminar o seu terceiro mandato em outubro de 2013, conseguiu ser a personalidade que, na história da cidade, ocupou este cargo durante mais tempo até à data.

De 2003 a 2005, foi Presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Foi Presidente da Junta Metropolitana do Porto de 2005 a 2013, tendo, também neste caso e até então, sido o Presidente que durante mais tempo ocupou o lugar desde a criação da Área Metropolitana do Porto.

Em 2017, candidata-se à liderança do Partido Social Democrata para suceder a Pedro Passos Coelho.

Defronta Pedro Santana Lopes na corrida. Nas eleições diretas de 13 de janeiro de 2018, vence com 54,37% dos votos dos militantes e torna-se o 18.º Presidente do Partido Social Democrata.

É aclamado líder no 37.º Congresso Nacional, entre 16 e 18 de fevereiro do mesmo ano, em Lisboa. Professando a unidade do partido, convida o adversário de campanha para encabeçar a sua lista ao Conselho Nacional.

É Deputado à Assembleia da República desde outubro de 2019 e Conselheiro de Estado desde novembro do mesmo ano, eleito pela Assembleia da República.

Na qualidade de líder da oposição, Rui Rio foi o candidato do PSD a Primeiro-Ministro nas eleições legislativas de 2019 e nas de 2022.

Em 2020, Rui Rio recandidatou-se a Presidente do PSD com a moção de estratégia global "Portugal ao Centro", concorrendo, numa primeira volta que teve lugar a 11 de janeiro, contra Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, tendo reunido 15 546 votos num universo de 32 082 votantes. A segunda volta, que decorreu no dia 18 de janeiro, deu o segundo mandato a Rui Rio, com 17 157 contra os 15 086 de Luís Montenegro, num universo de 32 582 votantes. O reeleito Presidente do PSD tomou posse no 38º Congresso, realizado em Viana do Castelo, de 7 a 9 de fevereiro de 2020.

A 27 de novembro de 2021, foi novamente reeleito Presidente do PSD, conquistando 18 852 votos, contra Paulo Rangel, que recolheu 17 106 votos. Tomou posse a 17 de dezembro de 2021, no 39º Congresso Nacional do Partido, que decorreu em Santa Maria da Feira, sob o lema "Novos Horizontes para Portugal".

Reconhecimentos e publicações

Foi distinguido com o Prémio Personalidade Marketing Cidades e Regiões 2004, atribuído pela APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, e recebeu o Prémio Alfredo César Torres 2005, atribuído pela FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, pelo apoio e dedicação concedidos ao renascimento do Circuito da Boavista. Foi ainda distinguido com o Prémio Carreira 2012’, atribuído pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Publicou, em 1999, Análise à Distribuição Regional do Investimento Público e, em 2002, A Política in Situ, tendo a sua biografia, de autoria de Mário Jorge de Carvalho, sido publicada pela Porto Editora em Dezembro de 2014.

Em maio de 2015, foi publicada, pela Verso da História, a obra ‘Raízes de Aço’ de Carlos Mota Cardoso, definida pela editora como ‘um retrato intimista de um dos principais políticos portugueses’.

Foi palestrante em largas dezenas de conferências e articulista em diversos órgãos de comunicação social.

Foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; e por Sua Santidade, o Papa Bento XVI, com a Grã-Cruz da Ordem de S. Gregório Magno. Foi ainda agraciado com a Grã-Cruz das Ordens do Mérito da Hungria e do Reino da Noruega, com a Grã-Cruz com placa da Ordem da Honra da República da Áustria, com a Grã-Cruz de Primeira Classe da Ordem da Estrela Branca da República da Estónia, com a Cruz de Comenda- dor da Ordem de Mérito da República a Polónia, com a Cruz Oficial da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha e, em 2014, com a Medalha de Honra da Cidade do Porto.

Conheça toda a atividade de Rui Rio na Assembleia da República