Francisco Pinto Balsemão

Presidente do PSD: 13 dezembro 1980 a 27 de fevereiro 1983

Primeiro-Ministro: 9 de janeiro 1981 a 9 de julho 1983

Biografia

Estudou no Liceu Pedro Nunes e licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Advogado, Jornalista, Professor, presidente do ACP, fundador e presidente do Grupo Impresa e presidente do Conselho de Administração da SIC, a primeira estação de televisão privada em Portugal.

Foi deputado independente à Assembleia Nacional, representando a Ala Liberal. Lutou pela liberdade de imprensa, o fim da censura e a abertura do regime à democracia. Em 1973 funda o Expresso e demite-se da Assembleia Nacional após a saída de Sá Carneiro.

A 6 de maio de 1974, com Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota, fundou o Partido Popular Democrata (PPD), sendo o militante número 1.

Nos conturbados meses após o 25 de abril defende os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos e rejeita a chamada unicidade sindical.

Foi deputado e vice-presidente da Assembleia Constituinte, de 1975 a 1976. Nas eleições de 1979, 1980 e 1985 foi eleito deputado à Assembleia da República.

É Ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional, com Sá Carneiro como Primeiro-Ministro após a vitória por maioria absoluta da AD nas eleições legislativas intercalares de dezembro de 1979.

Na sequência da tragédia de Camarate é eleito presidente do PSD pelo Conselho Nacional e designado pelo partido para assumir o cargo de primeiro-ministro, a 13 de dezembro de 1980.

A 9 de janeiro de 1981, toma posse o VII Governo. Francisco Pinto Balsemão assume uma agenda reformista que ficará marcada com a aprovação da histórica revisão constitucional de 1982. Assinala-se ainda a conclusão das negociações com Bruxelas dos principais dossiers que permitiram a adesão de Portugal à então CEE.

É eleito Presidente do PSD no VIII Congresso, realizado em Lisboa de 20 a 22 de fevereiro de 1981 e reeleito no IX Congresso, realizado no Porto nos dias 5 e 6 de dezembro de 1981.

A 4 de setembro de 1981 toma posse o segundo executivo de Pinto Balsemão. É o VIII Governo Constitucional e o terceiro da AD.

No X Congresso Nacional do PSD, de 25 a 27 de fevereiro de 1983, é substituído por uma direção colegial presidida por Nuno Rodrigues dos Santos. Deixa o cargo de Primeiro-Ministro com a tomada de posse do IX Governo liderado por Mário Soares e com Carlos Mota Pinto como vice-primeiro-ministro.

Sempre presente na vida do PSD, presidiu às comemorações dos “40 anos de Democracia, 40 anos de PSD” e é Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro.

Vídeo de homenagem a Francisco Pinto Balsemão

Homenagem a Francisco Pinto Balsemão