Pedro Santana Lopes

Primeiro-Ministro: 17 de julho 2004 a 12 de março 2005

Presidente do GPPSD: 18 de outubro 2007 a 26 de junho 2008

Biografia

Frequentou o Liceu Padre António Vieira e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Terminada a licenciatura, Santana Lopes é chamado para adjunto do Ministro Álvaro Monjardino, no IV Governo Constitucional, chefiado por Carlos Mota Pinto.

Foi advogado, empresário, deputado, eurodeputado, Presidente do Sporting Club de Portugal, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Câmara de Lisboa.

Pedro Santana Lopes aderiu ao Partido Social Democrata em 1976.

Apoiante da coligação Aliança Democrática e de Sá Carneiro, é candidato nas listas do partido à Assembleia da República em 1980. Torna-se assessor jurídico de Francisco Sá Carneiro, Primeiro-Ministro do VI Governo Constitucional, função que desempenha até à morte deste.

Em 1986, um ano depois de Cavaco Silva se tornar Primeiro-Ministro, é escolhido para Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Regressa ao Governo como Secretário de Estado da Cultura, em 1990.

Com a saída de Durão Barroso para a Comissão Europeia, o Conselho Nacional do PSD deposita em Pedro Santana Lopes a liderança do partido, a 30 de junho de 2014 (13º Líder do PSD). O então presidente da Câmara Municipal de Lisboa é substituído na autarquia pelo independente Carmona Rodrigues. O PSD indica Pedro Santana Lopes como Primeiro-Ministro que se compromete a seguir o programa do governo de Durão Barroso.

Jorge Sampaio indigita-o para primeiro-ministro e, a 17 de julho, toma posse o XVI Governo, mantendo a coligação PSD e CDS.

É eleito Presidente do PSD no XXVI Congresso realizado em Barcelos, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2004.

Passados poucos meses, o Presidente da República dissolve a Assembleia da República, seguindo-se a demissão de Santana Lopes. Luís Marques Mendes sucede-o como Presidente do PSD no XXVII Congresso.

Em agosto de 2018 anunciou a desfiliação do PSD.