Unidade Local de Saúde de Castelo Branco está sem conselho de administração há dez meses

4 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar #ulscastelobranco #sns #hospitais

A Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco está sem presidente nem equipa administrativa desde março de 2020.

Numa pergunta à ministra da Saúde, que tem como primeira subscritora Cláudia André, a deputada diz não compreender a situação de vazio administrativo deixado na Unidade de Saúde de Castelo Branco, quando, pelo contrário, o Ministério da Saúde nomeou “nas mesmas circunstâncias, o conselho de administração da Unidade Local da Guarda”.

“Considera que uma equipa habitualmente de seis membros, reduzida a três elementos, tem condições físicas e psicológicas para enfrentar, durante dez meses, uma pandemia avassaladora como a do novo coronavírus?”, interroga a deputada do PSD.

A parlamentar eleita por Castelo Branco lamenta que “decorridos dez meses – quase um ano –, e o Governo ainda não cuidou de nomear um novo conselho de administração para a ULS de Castelo Branco”. “E estes são os mesmos dez meses em que todos enfrentamos momentos deveras difíceis para com a luta contra o novo coronavírus, tornando muito difícil compreender a não decisão que em nada ajuda o árduo trabalho da equipa desta instituição”, observa.

Recorde-se que a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco tem a responsabilidade de dirigir o Hospital Amato Lusitano, dois Agrupamento de Centros de Saúde, 10 centros de saúde e duas unidades de saúde pública. O presidente do conselho de administração da ULS de Castelo Branco terminou o mandato em dezembro de 2019, mantendo-se em funções até março de 2020, momento em que deixou o cargo por limite de idade, imposto por lei.

O PSD pergunta:
1 – Qual a razão para a Senhora Ministra da Saúde não ter nomeado, passados dez meses, o novo Presidente e todo o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco?
2 – Considera que uma equipa habitualmente de seis membros, reduzida a três elementos, tem condições físicas e psicológicas para enfrentar, durante dez meses, uma pandemia avassaladora como a do novo coronavírus?
3 – Como justifica que o conselho de administração da Unidade Local de Castelo Branco não haja sido nomeado nas mesmas circunstâncias do conselho de administração da Unidade Local da Guarda?
4 – Confirma que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa indicou, já em setembro de 2020, o nome do elemento que lhe compete nomear?