PSD questiona Governo sobre situação dos portugueses retidos no porto de Dover

23 de dezembro de 2020
Grupo Parlamentar Dover Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros a propósito da situação dos portugueses retidos no porto de Dover
 
No documento, os social-democratas referem que “a resposta às condições que existem no porto de Dover seriam sempre difíceis” mas que “os relatos por parte de trabalhadores portugueses em diversos órgãos de comunicação social indicam que existe uma ausência total de resposta por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros a várias tentativas de contacto”. 

“Nas declarações públicas da Secretária de Estado da Comunidades Portuguesas ficou subjacente a perceção que não foram mobilizados quaisquer meios adicionais para dar resposta a uma situação que afeta trabalhadores portugueses retidos no Reino Unido”, relembram. 

O PSD refere ainda que “os prejuízos relacionados com a paralisação de camiões de mercadorias aumentam proporcionalmente com o período de imobilização que ocorre no Reino Unido” e que “sobre esta matéria não ocorreu qualquer explicação por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo importante conferir confiança às empresas exportadoras de bens para o Reino Unido bem como ao setor logístico que assegura o transporte de mercadorias. O Secretário de Estado da Internacionalização não se pronunciou até à data da presente pergunta”. 

O PSD questiona: 
1-    Que meios humanos e materiais adicionais foram mobilizados para dar resposta à situação que ocorre no Reino Unido que impossibilita vários portugueses de ultrapassar a fronteira
2-    Que informação foi prestada aos portugueses referidos na pergunta anterior e quantos foram identificados pelos serviços consulares nessa mesma condição.
3-    Que informação foi recolhida referente a eventuais prejuízos das empresas de transporte camiões retidos no porto de Dover?