PSD insiste em ouvir o coordenador do plano de vacinação

2 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar

O PSD insiste na audição do coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 no Parlamento, para dar esclarecimentos sobre os abusos na administração de vacinas. Há mais de um mês que os deputados social-democratas querem ouvir o responsável pela estrutura que está a gerir o plano de vacinação.

“É necessário haver aqui grande transparência e sentido de responsabilidades das várias entidades envolvidas no processo. A última coisa que o país poderá comportar será uma incapacidade da parte do Estado em cumprir a execução de um plano tão vital para a reconstrução do país no pós-pandemia”, afirma Ricardo Baptista Leite.

O deputado do PSD critica o “fraco planeamento” na gestão das vacinas, que, em certa medida, potencia a administração “irregular” de vacinas. 

Em comunicado, o grupo parlamentar social-democrata lembra que em dezembro foi aprovado um requerimento do PSD para que o coordenador da “task-force” de vacinação contra a covid-19 fosse ouvido regularmente na Assembleia da República, na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

“Apesar de, na aprovação (por unanimidade) do requerimento, se ter flexibilizado a periodicidade destas audições, facto é que estamos em fevereiro e, apesar da solicitação expressa do PSD para agendamento esta semana, ainda não há data para que Francisco Ramos possa prestar esclarecimentos sobre o que está a acontecer, numa altura em que várias notícias dão conta de abusos na vacinação contra a covid-19, como é do conhecimento de todos”, refere o PSD.

Os deputados sociais-democratas consideram “fundamental que se possa fazer um acompanhamento sério do plano de vacinação” e esperam “que o Parlamento possa efetivar a sua missão de fiscalização desta matéria o quanto antes”.