PSD alerta que crise pandémica irá potenciar um aumento das desigualdades já existentes

6 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2021 Igualdade de Género

No debate do Orçamento do Estado para 2021, Lina Lopes alertou para as consequências sociais da pandemia em Portugal, em especial na vida das mulheres.  Com o Governo a prometer, nas Grandes Opções do Plano, uma maior inclusão social e uma redução de desigualdades, Lina Lopes frisou que o Orçamento está marcado pela pandemia e que a crise pandemia irá potenciar um aumento das desigualdades já existentes, criando dificuldades na conciliação entre o trabalho e vida familiar e no acompanhamento das condições de trabalho. “A crise acarretará certamente um agravamento dos casos de violência doméstica. Não acha que a decisão do governo de reduzir em 12% a dotação orçamental destinada à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género contrasta com a realidade que referi”, questionou a deputada à Ministra de Estado e da Presidência.

De acordo com a deputada, nas Grandes Opções do Plano o Governo afirma que vai apoiar projetos na área da igualdade de género. Contudo, essa é uma promessa que até o Conselho Económico e Social considera “ambígua e misteriosa”, pois não é dito quem, como e com que montante esses projetos vão ser feitos.
Lina Lopes questionou ainda a Ministra de Estado e da Presidência sobre o acolhimento de menores desacompanhados. A deputada quis saber quantos são os menores refugiados que chegaram a Portugal, onde estão, que instituições os acolheram e qual o projeto de integração que está a ser implementado.

 

Numa segunda intervenção, foi a vez da deputada Sandra Pereira confrontar a Ministra. A deputada do PSD recordou que no Orçamento a governante reitera um conjunto de intenções e generalidade relativamente às políticas no âmbito do combate à violência doméstica, mas quis saber, em concreto, que medidas são essas.
A parlamentar quis saber se o Programa para agressores de violência doméstica em contexto prisional já está em vigor e se é intenção do Governo estendê-lo a todo o país, se a capacidade de atendimento da linha da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género foi reforçada, se está a funcionar 24h e se tem um atendimento especializado em violência doméstica também durante 24h.

 

Sandra Pereira terminou a sua intervenção a defender um reforço na formação para o combate à violência doméstica e a questionar à Ministra se o Governo já tem um plano anual de formação para 2021 e que entidades integram esse plano.

 

Comissão de Orçamento e Finanças em Audição com Ministra de Estado e da Presidência