Orçamento não dá resposta aos problemas do país

25 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2021

No final do debate na especialidade do Orçamento para 2021, Duarte Pacheco acusou o Governo de estar a dormir sob a realidade em que o país está a viver. Segundo o coordenador do PSD na Comissão de Orçamento e Finanças, este Orçamento não só não dá uma resposta aos problemas estruturais do país, como não responde à crise económica, social e sanitária que o país está a viver.

Prova disso, adianta o parlamentar, são as mais de 1400 propostas de alteração ao Orçamento, um número recorde, sendo que 2 terços dessas propostas são dos partidos que viabilizaram o Orçamento.

Em sentido oposto, frisa, o PSD adotou uma postura de responsabilidade e não apresentou esse “conjunto avassalador” de propostas e, tendo em conta a realidade que vivemos, nem as suas propostas emblemáticas e que estão no ADN do PSD foram apresentadas.

Assim, recorda Duarte Pacheco, as propostas que o PSD apresentou pretendiam responder à crise económica e social e à crise sanitária. “Mas o que é que constatámos ao longo destes dias de debate? A proposta do PSD para que o Estado pague a tempo e horas, o PS chumba. Apoios ao Interior e ao Algarve? O PS chumba. Apoios à Região de Fátima? O PS chumba. Apoios aos agricultores? O PS chumba. Apoios aos jovens? O PS chumba.” Para Duarte Pacheco, a preocupação do PS “com a realidade é nula”.