“É premente que o Governo reforce o número de camas da rede nacional de cuidados paliativos”

3 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar Cuidados Paliativos

O PSD apresentou um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo o reforço da rede nacional de cuidados paliativos e o apoio aos doentes, suas famílias e cuidadores informais.

Na apresentação da iniciativa, Sandra Pereira recordou que, para o PSD, é premente que o Governo reforce o número de camas da rede nacional de cuidados paliativos, garanta a existência efetiva das Equipas Intra-Hospitalares em Cuidados Paliativos e aumente o número de Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos.

De acordo com a deputada, ao longo dos últimos anos o Governo primou pela “total ausência de investimento” no alargamento e reforço da rede de cuidados paliativos, o que fez com que o número de camas praticamente não tenha aumentado, continuando a não ir além de um terço das necessidades.

“Consequência da falta de reforço da rede é também a gritante escassez de profissionais dedicados à prestação de cuidados paliativos, os quais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, não vão além de um sétimo dos necessários, e destes só uma pequena parcela se dedica em exclusivo a estes cuidados”, denunciou a deputada.