Duarte Pacheco eleito presidente da União Interparlamentar

2 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar

O deputado do PSD Duarte Pacheco foi, esta segunda-feira, eleito presidente da União Interparlamentar, uma organização internacional criada em 1889 que conta atualmente com 179 parlamentos membros e 13 membros associados.

O social-democrata recolheu 222 votos favoráveis num universo de 406, deste que é um dos principais e mais ativos palcos da diplomacia parlamentar.
Na carta de apresentação da sua candidatura, em julho deste ano, Duarte Pacheco defendia “um mundo com mais igualdade, coesão social, paz, melhor qualidade ambiental, capaz de enfrentar os desafios que atualmente se colocam ao nível global”.

O Presidente da Assembleia da República (PAR) felicitou o deputado social-democrata por esta eleição, atribuindo-a ao “mérito do candidato, muito se devendo à energia e ao dinamismo que sempre demonstrou enquanto membro da delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar e nas várias e altas funções que desempenhou e desempenha nesta organização desde 1991". Ferro Rodrigues defendeu que a eleição de Duarte Pacheco "é, pois, o corolário de anos de dedicação à União Interparlamentar e à sua agenda - a defesa do multilateralismo e do diálogo político, em prol dos direitos humanos, da paz e da segurança". E acrescentou que o parlamentar social-democrata "saberá honrar a história de 131 anos da União Interparlamentar e preparar esta organização para os muitos e exigentes desafios que tem pela frente".