Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro: PSD propõe a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios em Chaves

16 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar chtmad hospitaldechaves sns cuidadosintermedios chaves

Para colmatar a insuficiente oferta de camas destinadas a doentes que careçam de cuidados mais especializados do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), os deputados do PSD defendem a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios (UCIM) localizada no Hospital de Chaves. “A criação desta nova Unidade no Hospital de Chaves trará benefícios quer para os doentes quer para a própria gestão e organização assistencial com ganhos nos cuidados prestados: melhor estratificação da gravidade e instituição de um tratamento mais precoce com ganhos no domínio da prevenção dos danos; evitar atrasos na admissão dos doentes; maior disponibilidade de camas para doentes em estado crítico e alívio do recurso à unidade de cuidados intensivos”, defendem os deputados.

Num projeto de resolução que deu entrada no Parlamento, os deputados Cláudia Bento, Luís Leite Ramos e Artur Andrade acrescentam ainda duas vantagens: além de permitir o “downstaging” de doentes dos Cuidados Intensivos para uma Unidade de Cuidados Intermédios mais perto da sua área geográfica, permite também a retenção de profissionais de saúde altamente qualificados. 

“Importa lembrar que o Hospital de Chaves, pertencente ao CHTMAD, se encontra integrado na Rede de Urgências como Médico-Cirúrgica e tem como área de abrangência os concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços e algumas localidades do concelho de Vila Pouca de Aguiar e de Ribeira de Pena, num total de 94.143 habitantes. E é de ter presente que, de acordo com a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação Intensiva, ‘Deverá existir um Serviço de Medicina Intensiva em todos os hospitais com Serviço de Urgência Polivalente ou Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (…)’. Ora, a Unidade de Cuidados Intermédios (UCIM) mais próxima de Chaves encontra-se em Vila Real, distando mais 70 quilómetros da cidade de Chaves e inclusivamente de mais de 100 quilómetros relativamente a outras localidades servidas por essa Unidade”, argumentam os deputados.

Os três deputados eleitos por Vila Real salientam que “a área de influência do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) abrange cerca de meio milhão de habitantes, mas dispõe apenas de 12 camas de cuidados intensivos e de 12 camas de cuidados intermédios, e somente na sua Unidade de Vila Real, um número inferior até ao da realidade nacional”.

A pandemia de covid-19 levou a um reforço de camas de nível 3 no CHTMAD – Unidade de Vila Real, que passou de 8 para 20 camas. No entanto, o número de camas nível II (cuidados intermédios) no Centro Hospitalar é insuficiente. Como tal, propõe o PSD, “a capacitação desta valência deve ser promovida na Unidade de Chaves do CHTMAD”. 

O PSD recomenda ao Governo que:
1. Avalie a possibilidade de criação UCIM na Unidade de Chaves.
2. Garanta os cuidados adequados, a todos os doentes críticos que deem entrada nesta Unidade que não tem critérios de admissão na UCI.
3. Faça cumprir as recomendações da Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação a qual recomenda “deverá existir um Serviço de Medicina Intensiva em todos os hospitais com Serviço de Urgência Polivalente ou Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica”.
De acordo com as orientações europeias deverão existir 11.5 camas de medicina intensiva por 100 000 habitantes. Esta unidade tem uma abrangência de 94 000 habitantes e não dispõe de camas de medicina intensiva (nível II e nível III). A acessibilidade bem como as condições meteorológicas adversas existentes neste território tornam moroso o seu acesso e como tal deve ser levado em consideração.