TAP/Novo Banco: dinheiro público colocado daria para construir 16 hospitais centrais e mais de 2000 centros de saúde

30 de dezembro de 2020
PSD TAP novo banco Covid-19

Em entrevista à Antena 1, Rui Rio voltou a criticar o dinheiro público que já foi colocado pelo atual Governo no Novo Banco e na TAP, calculando que daria para construir “16 hospitais centrais ou mais de 2.000 centros de saúde”. Como afirma o líder do PSD, é importante que “os portugueses saibam o que está em causa e os milhares que saem dos bolsos dos contribuintes.”

Para Rui Rio, os aumentos de vencimentos dos administradores da TAP são um autêntico “desaforo” tendo em conta a situação financeira da companhia aérea que já dura “há muitos e muitos anos.”

Fazendo um balanço de 2020, ano de pandemia, Rui Rio teceu largas críticas ao Governo português nomeadamente em relação à gestão da pasta da saúde. 
O Ministério da Saúde não teve a capacidade de planeamento de hospitais e centros de saúde para melhor servir os cidadãos”, afirmou referindo-se ao aumento de mortalidade associado à Covid-19 e não só. O Presidente do PSD voltou a relembrar, pela terceira vez, o hospital Compaixão, em Miranda do Corvo (Distrito de Coimbra) que está pronto há mais de um ano e não foi utilizado na gestão da pandemia e cuidados de saúde. Situação essa que classifica de “incompreensível”.
Eu visitei em Miranda do Corvo um hospital completamente pronto e equipado que está fechado há mais de um ano. Qual é a racionalidade disto?”, criticou.
Para o ano de 2021, o social-democrata afirma que a probabilidade de eleições legislativas é “baixíssima” mas que “em 2022 já é diferente”. “O Governo tem revelado muitas fragilidades a todos os níveis”, disse.

Sobre as Eleições Presidenciais que se realizam já a 24 de janeiro 2021, Rui Rio afirmou: “o grande derrotado destas eleições já é o Partido Socialista”. “Independentemente do resultado, o PS mostrou que não está capaz de apoiar nenhum candidato nem formar uma candidatura própria.”

Eleições Autárquicas: PSD “está com vontade de ganhar” Lisboa e Porto

Na mesma entrevista, o Presidente do PSD afirmou ser “vital” para o PSD ter um bom resultado nas autárquicas do próximo ano e disse partir para as disputas em Lisboa e Porto “com vontade de ganhar” e não apenas “por um resultado jeitoso”. Em relação à Câmara de Lisboa, Rui Rio assegura que “O Dr. Fernando Medina não é imbatível e tem muitas fragilidades” e, no caso do Porto, os últimos acontecimentos com o Presidente da Autarquia revelam que o PSD tem todas as hipóteses de conquistar as maiores autarquias do País. “Vamos olhar para eleição do Porto e Lisboa com vontade de ganhar”, revelou.

Entrevista completa aqui.