Rui Rio reuniu com a cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo

9 de junho de 2022
PSD comunidadesportuguesas africadosul diadeportugal

Rui Rio e o deputado do PSD eleito pelo círculo de fora da Europa, António Maló de Abreu, reuniram esta quinta-feira à tarde, na África do Sul, com a cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Graça Fonseca. 

A cônsul mostrou-se interessada em conhecer o ponto de situação sobre a alteração do sistema eleitoral, nomeadamente com a criação de condições efetivas para os portugueses poderem votar massivamente, com regras bem definidas. 

Esta questão encontra-se ainda em discussão na Assembleia da República, estando já prevista a revisão da Lei da Nacionalidade. 

Graça Fonseca estima que residam 250 mil portugueses na África do Sul e aponta algumas falhas aos partidos relacionadas com a falta de uma campanha de proximidade e de informação, que incentive os portugueses a votar. 
Atualmente, entre a comunidade portuguesa na África do Sul, a insegurança, o crescimento da pobreza e a diminuição de população são os principais problemas a combater.

A discriminação dos portugueses e outras comunidades de raça branca no acesso ao emprego e ao ensino superior é um dos motivos que está a levar a uma redução da comunidade, obrigada a sair e a procurar alternativas noutros países.