Setúbal: PSD chama Ministra da Coesão ao Parlamento para debate urgente sobre acesso a fundos comunitários

27 de maio de 2021
Grupo Parlamentar Setúbal Fundos Comunitários

O PSD agendou um debate de urgência no Parlamento, com a presença da Ministra da Coesão, para discutir as dificuldades da Península de Setúbal no acesso a fundos comunitários. O anúncio foi feito por Fernando Negrão, deputado e candidato do PSD à Câmara Municipal de Setúbal, após uma visita da direção do Grupo Parlamentar e dos deputados eleitos pela Região à empresa Ambicare, em Setúbal.

De acordo com Fernando Negrão, a inclusão da Península de Setúbal na Área Metropolitana de Lisboa, que contém concelhos como o de Lisboa, que tem um rendimento per capita que é o dobro do registado nesta região, afeta drasticamente a possibilidade da Península de Setúbal de aceder a fundos comunitários.

Temos de resolver isto. A Península de Setúbal tem um enorme potencial industrial e precisa, para se desenvolver, de ter um acesso significativamente maior a esses fundos europeus”, afirmou o social-democrata, adiantando que existe um consenso geral para que Setúbal se constitua como uma zona e assim possa voltar a receber fundos comunitários de acordo com o seu real índice de desenvolvimento.

Contudo, lamenta Fernando Negrão, esse consenso esbarra no Governo que tem “andado hesitante” em relação a esta alteração. Da parte do PSD, garante Negrão, o PSD vai continuar ao lado as empresas e associações regionais e vai “continuar a insistir com o Governo” para resolver esta situação.

Visita a empresa Ambicare