PSD questiona Ministra da Saúde sobre os constrangimentos nas Urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de São Bernardo

21 de junho de 2022
Grupo Parlamentar Saúde Setúbal

O PSD quer saber se o governo tem algum plano de emergência para colmatar a falta de médicos especialistas no Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Numa pergunta dirigida à Ministra da Saúde, os deputados do PSD recordam que as Urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de São Bernardo voltaram este fim-de-semana a registar constrangimentos e encerramentos.

Mais grave ainda, referem os deputados, são as declarações do Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de São Bernardo, que afirmou que: “a previsão é que vai haver um agravamento nos próximos meses. Este mês de junho foi uma amostra (…) Por insuficiência na constituição das escalas, tenho nove dias previstos de encerramento para julho, seis para agosto e seis para setembro”.

Significa isto que, no verão, devido à falta de médicos especialistas, está previsto o encerramento das Urgências de Ginecologia e Obstetrícia pelo período de 21 dias.
Com o Diretor do Serviço a alertar que a sua equipa médica está “perfeitamente desfalcada”, uma vez que devia ter 23 especialistas e só tem 8, o Grupo Parlamentar do PSD quer saber quais as medidas que o governo está a tomar.

O PSD questiona:

  • Tem a tutela conhecimento, e confirma, a situação em que se encontram as Urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de São Bernardo?
  • Existe algum plano de emergência para colmatar a falta de médicos especialistas no Hospital de São Bernardo?
  • Para quando estão previstas as alterações necessárias no Serviço Nacional de Saúde para dar respostas às necessidades dos utentes do Hospital de São Bernardo?