Rui Rio: “justiça está a atuar”, mas os processos em curso devem “ter consequências”

8 de julho de 2021
PSD Justiça autarquicas2021 Setúbal fernandonegrao

Rui Rio reconhece que as ações judiciais relacionadas tanto com as barragens da EDP como com a detenção do presidente do Benfica demonstram que a justiça está a atuar, mas espera que não se fique pela dimensão mediática. “Como sabem eu sou muito crítico da Justiça, mas, quando a Justiça atua tenho de dizer exatamente o contrário, que estão a atuar bem”, afirmou. 

À margem da apresentação dos candidatos do PSD às 13 Câmaras Municipais do distrito de Setúbal, esta quarta-feira, Rui Rio referiu que pretende que estes casos tenham “consequências e que não sejam apenas notícias de buscas, que depois não tenham mais nada e morram pelo caminho”. “Espero que sejam levadas até ao fim, até ao julgamento se for caso disso, e que não se fique apenas pela parte mediática”, acrescentou. 

O Presidente do PSD começou por salientar a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, presidida por Fernando Negrão (candidato do PSD nas eleições autárquicas em Setúbal), não permitiu esclarecer tudo, mas “trouxe alguns esclarecimentos adicionais”. “A avaliação política que eu posso fazer é que aquilo que nós temos vindo a levantar na Assembleia da República, seja no caso do negócio da venda das barragens por parte da EDP, que também teve uma ação judicial esta semana, seja no caso de Joe Berardo, seja agora no caso de Luís Filipe Vieira, tudo isto tem também, naturalmente, a ver com aquilo que é a ação que o Parlamento tem desenvolvido em torno destes casos”, disse.

Na intervenção que proferiu em Setúbal, na apresentação de candidatos no distrito, Rui Rio elogiou “a grandeza do PSD”, que “está, em primeiro lugar, nos 13.150 autarcas eleitos” há quatro anos. O líder do PSD considera que em 2021 a votação do PSD será positiva. “Tenho orgulho que o nosso partido esteja mobilizado em torno das eleições, que são muito importantes para o país”, destacou.

Rui Rio mostrou-se convicto de que a candidatura do PSD em Setúbal, liderada por Fernando Negrão, pode ser uma oportunidade para o PSD conquistar a primeira Câmara Municipal no distrito de Setúbal. 

 
“PS subiu fortemente os impostos sobre os combustíveis”

Rui Rio acusou ainda o Governo de ser responsável pela subida dos preços dos combustíveis. “Temos dos preços mais altos dos combustíveis à escala europeia. O PS, quando chegou ao poder, subiu fortemente os impostos sobre combustíveis”, apontou.

Rui Rio lamenta também a falta de apoios do Governo para mitigar os efeitos da pandemia, por causa do estrangulamento da dívida. “Há países sem juízo, como seja Portugal, que vai acumulando governações do PS, que agravam permanentemente a dívida pública”, declarou.