Grupo Parlamentar

Últimas notícias

Vamos fazer “o maior investimento de sempre” em habitação: 1.300 milhões de euros para a construção de 133 mil casas a preços acessíveis
31 08 2025

Estivemos a coordenar o apoio às pessoas e às empresas afetadas pelos incêndios
27 08 2025

“Vamos primeiro ganhar a guerra, salvar as pessoas” contra os incêndios
15 08 2025

Portugal vai voltar a ter excedente orçamental em 2025
15 08 2025

A imigração regulada protege em primeiro lugar os próprios imigrantes
27 07 2025
O Grupo Parlamentar do PSD endereçou uma pergunta ao Ministro do Ambiente e Ação Climática a propósito da Construção de uma Pequena Central Hidroelétrica (PCH) em Vale das Botas.
No documento, os social-democratas relembram que este projeto “tem sido alvo de contestação das populações e dos autarcas, visto que poderá colocar em causa 11 ativos patrimoniais e praias fluviais, além de provocar a desmatação e desarborização de um corredor arbóreo com cerca de 3,5 Km”, tendo também o município de Arganil já de pronunciado desfavoravelmente perante alguns aspetos.
O PSD questiona:
- Dispõe o Governo de análise Custo/Benefício atualizada, que permita aferir se os prejuízos ambientais, patrimoniais e socioeconómicos locais decorrentes do presente projeto, são inferiores aos eventuais benefícios?
- Apesar das condicionantes inscritas na DIA, encontra-se o Governo em condições de garantir que a construção deste empreendimento, não colocará em causa o uso pleno das infraestruturas turísticas em Côja e Secarias?
- Como é que o Governo pretende compensar as populações afetadas, fragilizadas por níveis de desertificação humana acentuada, incêndios florestais devastadores (como os de 2017) e enxurradas (como as de 2019), que se veem agora confrontadas com a possível destruição do património natural do concelho?