Rui Rio saúda Marcelo Rebelo de Sousa, o “candidato moderado” que “esmagou a esquerda”

25 de janeiro de 2021
PSD #eleicoespresidenciais #marcelorebelodesousa #pr

Rui Rio felicitou Marcelo Rebelo de Sousa, o candidato apoiado pelo PSD, pela reeleição como Presidente da República este domingo. “Parabéns ao professor Marcelo Rebelo de Sousa vencedor destas eleições, apoiado pelo PSD, diria que antes até da primeira hora, porque quando o Conselho Nacional lhe declarou apoio ainda ele não tinha dito formalmente que era candidato”, afirmou.

Numa reação aos resultados das eleições presidenciais, o Presidente do PSD apelou ao Chefe de Estado para que, no segundo mandato, seja “mais exigente com o Governo”. Rui Rio diz que aquilo que tem acontecido, particularmente nos últimos tempos na gestão da pandemia de covid-19, demonstra o “desgoverno” do Governo e é “extremamente grave para o futuro próximo de Portugal”. “Da nossa parte, que tenho dado ao Governo todas as condições para gerir bem a pandemia, eu próprio já fui mais exigente, porque chega a um momento dá-se as condições, mas é preciso dizer basta porque as coisas não podem continuar como foram nas últimas três semanas”, alertou. 

O líder do PSD considerou que os resultados eleitorais provam um “esmagamento claro da esquerda e uma vitória fortíssima do candidato moderado” [Marcelo Rebelo de Sousa], que relegou a esquerda toda junta para o patamar entre os 20 e os 23%. 

Outro dado a ter em conta, segundo Rui Rio, é o resultado alcançado pelo candidato do Chega no Alentejo, que ultrapassou o PCP. “O mais marcante para mim, algo que eu próprio desconhecia, aliás não pensei que fosse possível, é ver um candidato de extrema direita a passar o Partido Comunista onde o PSD não tem conseguido passar e, onde, o PS passa muitas vezes, mas com muitas dificuldades”, apontou.

Para o Presidente do PSD, o derrotado deste ato eleitoral é o PS, tendo sido batido de uma “forma terrível” devido à “falta de comparência”. “O PS numa eleição tão importante não conseguiu rever-se em nenhum candidato, não conseguiu encontrar um candidato em que se visse”, frisou. 

Rui Rio lembra ainda que o PS está “excelente em sondagens”, mas nas eleições “as coisas são mais complicadas”. 

Antes da declaração de Rui Rio, Salvador Malheiro declarou que os números da abstenção vieram “contrapor uma previsão mais negativa”, congratulando todos aqueles que exerceram o direito de voto e organizaram o ato eleitoral. “Estes primeiros números que nós temos da afluência vêm precisamente contrapor essa previsão mais negativa, portanto, as primeiras palavras do PSD são para congratular todos os nossos concidadãos pela forma como exerceram o seu direito e dever neste dia”, expressou o vice-Presidente social-democrata. 

Salvador Malheiro deixou ainda “uma palavra de enorme reconhecimento público” a quem esteve na organização e planeamento deste ato eleitoral, sobretudo às pessoas que no terreno implementaram de forma “muito competente” todas as mesas eleitorais. O vice-presidente do PSD referia-se ao trabalho dos autarcas, presidentes de câmara e de juntas de freguesias, assim como todos aqueles que fizeram parte das mesas eleitorais. “O povo português revelou uma enorme maturidade política e percebeu da importância deste ato eleitoral”, vincou. 

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições de domingo, com 60,70% dos votos.