Rui Rio: escolha de Pedro Adão e Silva é "um pagamento pelos serviços prestados ao PS com impostos dos portugueses"

8 de junho de 2021
PSD nomeacoes xxiigoverno jobsfortheboys

Rui Rio critica a indicação de Ana Paula Vitorino para presidir à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, assim como a designação de Pedro Adão e Silva para liderar a comissão executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Para o Presidente do PSD, “ambas as nomeações são polémicas”, sendo que a escolha do sociólogo, já publicada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2021, constitui “um pagamento por serviços prestados, um pagamento feito com o dinheiro dos impostos dos portugueses”. “É uma pessoa marcadamente do PS, que aparece nas televisões há muitos anos a defender a posição do PS e a atacar permanentemente as oposições”, apontou.

Em conferência de imprensa, no Parlamento, Rui Rio exige explicações ao Governo pelas duas “nomeações”. “Perguntar publicamente ao Governo que elucide os portugueses, através do PSD, quais as razões objetivas para nomear um comissário executivo durante cinco anos e meio, para eventos que se vão realizar em 2024, com um vencimento desta natureza [4.500 euros mensais até 2026, cerca de 320 mil euros], e o porquê escolher o dr. Pedro Adão e Silva, que todos nós conhecemos como um comentador, que aparece com a capa de independente, mas não faz outra coisa senão defender as posições do PS e tentar denegrir a oposição”, insistiu.

Rui Rio diz que “nunca nomearia alguém completamente conotado [com o PS] e militante da causa socialista na comunicação social”. “Isto é um pagamento por serviços prestados, e é um pagamento feito com o dinheiro dos impostos dos portugueses”, sublinhou.

Já esta terça-feira, o Presidente do PSD criticara a escolha de Pedro Adão e Silva para comissário executivo das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril. “O PS tem os seus ‘comentadores independentes’ espalhados pelos diversos canais para vender a propaganda socialista e tentar destruir os adversários… mas esse trabalhinho tem um preço. Chegou a vez de Pedro Adão e Silva receber a compensação. Pagamos nós; com os nossos impostos”, escreveu Rui Rio, no Twitter