José Manuel Bolieiro indigitado presidente do Governo Regional dos Açores

7 de novembro de 2020

José Manuel Bolieiro foi hoje indigitado presidente do Governo Regional dos Açores pelo representante da República, Pedro Catarino, na sequência das eleições de 25 de outubro.

O anúncio foi feito por Pedro Catarino em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no final do segundo dia de audições aos partidos com assento na nova Assembleia Legislativa Regional.

José Manuel Bolieiro apresentou ao representante da República uma proposta de coligação entre o PSD, CDS-PP e PPM, com condições para uma “solução parlamentar estável”. “A nossa missão é no interesse da democracia e no interesse autonómico. Não é um exercício de facilidades, é, sobretudo, de responsabilidades e que, obviamente, estamos disponíveis para assumir. Foi isso que transmitimos, obviamente, também com a satisfação de os partidos políticos que com legitimidade democrática adquirida aqui também e publicamente transmitiram e acertaram connosco a possibilidade de uma solução parlamentar estável”, afirmou o social-democrata em declarações aos jornalistas.

Com 55 anos, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e advogado de Profissão, José Manuel Bolieiro foi presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre 2012 e fevereiro deste ano, quando abandonou o cargo para se concentrar a 100% na liderança do PSD/Açores e nas legislativas regionais do passado mês de outubro.