Instituto Francisco Sá Carneiro adere ao Wilfried Martens Centre for European Studies

24 de novembro de 2020
PSD Instituto Francisco Sá Carneiro

O Instituto Francisco Sá Carneiro faz agora parte do Wilfried Martens Centre for European Studies, o think tank oficial do Partido Popular Europeu.

O Wilfried Martens Centre for European Studies é, entre outros, uma plataforma de cooperação para vários partidos e um local de fórum para o debate de novas ideias.

Atualmente presidido por Maria da Graça Carvalho, o Instituto Francisco Sá Carneiro é um espaço de discussão e reflexão aberto e livre, tendo como missão ser um produtor de ideias para Portugal, identificando problemas e propondo soluções, formar quadros políticos, especialmente jovens, comunicar e publicar ideias desenvolvidas e preservar e divulgar o legado e memória de Francisco Sá Carneiro. Os valores promovidos por Francisco Sá Carneiro, como a importância do ser humano, a defesa da arquitetura democrática, a integração europeia e a atenção às novas gerações, são os linhas orientadoras que continuam a nortear o trabalho do Instituto.

Uma das missões do Instituto é contribuir para pensar Portugal e o papel de Portugal na Europa e no Mundo, identificando problemas e propondo soluções através da organização de grupos de reflexão e da realização de seminários e debates. O Instituto Francisco Sá Carneiro funciona como um Laboratório de Ideias em estreita colaboração com plataformas de reflexão política. O Instituto terá ainda uma atividade própria com tópicos horizontais e multidisciplinares. Estas atividades são feitas em rede com o mundo académico, associações da sociedade civil, outros think tanks nacionais ou internacionais.

Também neste mês de novembro o Instituto Francisco Sá Carneiro formalizou um protocolo de colaboração com uma Instituição da Grécia, Konstantinos Karamanlis Institute for Democracy, um think tank da área política da Nova Democracia da Grécia, no sentido de estreitar relações políticas e organizar ações conjuntas entre ambas as instituições.