Governo recorre ao PRR para tapar buracos no investimento

27 de abril de 2023
PSD forumdacompetitividade economiaportuguesa empresas

Luís Montenegro considera que o Governo utiliza o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português para fazer investimento público não realizado nos últimos anos. “O PRR é a substituição de investimentos não executados nos últimos sete anos, nos últimos sete Orçamentos do Estado. É preciso dizer que o rei vai nu e que é por isso que temos baixos salários e não criamos riqueza suficiente”, acusou.
Intervindo num almoço de trabalho do Fórum para a Competitividade, perante associações empresariais, em Lisboa, esta quinta-feira, o Presidente do PSD referiu que o “PRR deveria ser um Plano de Recuperação e Resiliência da economia e da capacidade do país em criar riqueza”.
“Em todos os países da União Europeia, mormente na Europa Central e na Europa de Leste, estes fundos estão a ser utilizados para revitalizar a atividade económica, a indústria, a agricultura, o comércio e o turismo. Só em Portugal é que quase a totalidade destes recursos estão a ser alocados ao investimento públicos”, apontou.
Segundo o líder do PSD, enquanto prevalecer “esta realidade”, que revela falta de “visão estratégica da governação” e “não dá futuro”, continuaremos a ter uma economia de “baixos salários”, fiscalmente pouco competitivo, sem “crescimento sustentado”, incapaz de “produzir riqueza” para melhorar efetivamente a vida dos portugueses.
“Eu fico absolutamente siderado com a forma alegre, bem-disposta, como o Primeiro-Ministro e os membros do Governo apresentam, com otimismo ao país, taxas de economia de crescimento nos próximos anos da nossa economia, entre 1% e 2%, como se isso fosse uma grande façanha”, salientou, comparando com os níveis de crescimento dos países bálticos e da Europa de Leste, “onde estão a crescer 4%, 5% ao ano”.