Comissão de Honra dos 40 anos da morte de Francisco Sá Carneiro

3 de dezembro de 2020

O Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC) evoca este ano, os 40 anos do falecimento de Francisco Sá Carneiro. Uma data que é assinalada esta sexta-feira, dia 04 de dezembro, e que é particularmente significativa e que se pretende que seja de afirmação do legado do fundador do PPD/PSD.

Nesse sentido, o IFSC estará na linha da frente das cerimónias evocativas, tendo criado diversas iniciativas dedicadas a um dos “pais” da democracia portuguesa.

Para a eurodeputada Maria da Graça Carvalho, “relembrar Sá Carneiro, 40 anos depois, é recordar o homem, o estadista, o democrata, o político visionário que sempre colocou Portugal acima de tudo o resto. Relembrar a sua obra e assinalar o seu legado é permitir que os jovens de hoje conheçam uma figura ímpar da democracia nacional e o possam tomar como exemplo no seu dia a dia, nos seus percursos de vida”, defende. “É ainda manter vivo um pensamento político que continua a ser tão atual e pertinente nos dias de hoje como era há quatro décadas atrás”.

O IFSC preparou um conjunto alargado de eventos, sob o lema: “Sá Carneiro - 40 Anos Depois”, ações essas que se iniciam com a constituição da Comissão de Honra dos 40 Anos do Desaparecimento de Sá Carneiro.

A Comissão de Honra, liderada pelo Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, integra os seguintes nomes (em ordem alfabética):

Alberto João Jardim
Alexandre Relvas
Amândio De Azevedo
Ângelo Correia
Aníbal Cavaco Silva
Antonio Capucho
Antonio Pinto Leite
António Rebelo de Sousa
Carlos Carreiras
Carlos Coelho
Carlos Pimenta
Conceição Monteiro
Francisco Pinto Balsemão
Francisco Sá Carneiro (filho)
João Bosco Mota Amaral
João Salgueiro
Jorge Figueiredo Dias
José Manuel Durão Barroso
Luís Alves Monteiro
Manuel da Costa Andrade
Manuela Ferreira Leite
Maria Leonor Beleza
Mário Pinto
Pedro Passos Coelho
Pedro Reis
Pedro Roseta
Pedro Santana Lopes
Rui Machete
Rui Rio
Rui Vilar
Virginia Estorninho

Segundo a presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro “o objetivo fundamental destas e de  outras iniciativas que serão realizadas nas próximas semanas será  destacar o legado e os valores de Sá Carneiro, relembrando aos portugueses em geral, e dando a conhecer às novas gerações, quem ele foi, o que defendeu para o País enquanto primeiro-ministro de Portugal e presidente do PPD/PSD e PSD, e o contributo determinante que deu para o estabelecimento do regime democrático em Portugal”.

Quarenta anos depois da tragédia de Camarate, o Instituto Francisco Sá Carneiro lançou, no dia 27 de novembro, uma campanha de “outdoors” com frases marcantes do oposicionista, líder e estadista que Portugal teve.
Rui Rio, que marcou presença nesta iniciativa, fez questão de realçar que “a vida política está hoje mais desvirtuada do que há quarenta anos”, quando Sá Carneiro era primeiro-ministro de Portugal. “Ser homem é ser livre, a liberdade de pensar é a liberdade de ser”, “Não há nada que pague a sinceridade na politica” e “O meu sentimento? Define-se numa palavra: responsabilidade” foram as frases escolhidas para evocar a memória do fundador do PPD/PSD.
Para além da campanha de outdoors, o Instituto e a Alêtheia Editores reeditam o 1º volume dos textos de Sá Carneiro, a “Ala Liberal”, assim como, em conjunto com a Primebooks, será lançado o livro de Alexandre Mestre “Sá Carneiro e o Desporto”. Foi ainda lançada uma exposição virtual em português e inglês sobre vida e obra do Fundador do PPD/PSD.
Já no dia 4 de dezembro, data do trágico desaparecimento de Sá Carneiro, o IFSC fará uma emissão (redes sociais) ao longo do dia, desde as 9h30 às 00h00, com testemunhos, documentários, entrevistas e muitas imagens de arquivo de Francisco Sá Carneiro. A emissão terminará com uma Conferência com Alberto João Jardim, seguindo-se a exibição do filme “Snu”.