Acordo com os oficiais de justiça é importante para os cidadãos e empresas

13 de outubro de 2023
PSD oficiaisdejustica justicaemportugal

Luís Montenegro exorta o Governo a encontrar soluções para os problemas da Justiça, setor onde se agrava a insatisfação de todos os operadores judiciais e que lesa a vida dos cidadãos, instituições e empresas. 
“Nos setores mais importantes do Estado há um constante clima de insatisfação. Isso gera dificuldades de recrutamento, que se repercute na vida do país com prejuízos para as pessoas”, afirmou.
Em Vila do Conde, esta sexta-feira, no 4.º dia do “Sentir Portugal no Porto”, Luís Montenegro apontou “125 mil diligências” e um total de “de quatro milhões de atos processuais adiados” nos tribunais, situação que, no seu entender, “exige uma rápida resposta do Governo”.
“Estive reunido com o Sindicato dos Oficiais de Justiça e percebi o quão importante é o Governo fechar um acordo com estes profissionais, porque as paragens e greves neste setor, (…) também por melhores condições da carreira, estão a causar graves prejuízos aos cidadãos e as empresas nos tribunais”, especificou.
O Presidente do PSD visitou esta manhã uma exploração agrícola, num concelho onde o setor leiteiro tem forte implantação. “A agricultura tem sido um parente pobre da política deste Governo. Temos uma ministra que vive de costas voltadas para os agricultores, e ninguém no setor consegue ter um diálogo permanente com ela. Há grandes constrangimentos, excessos de burocracia e atrasos nos pagamentos dos apoios”, acusou.
Luís Montenegro lembra que a “pandemia e as guerras trouxeram um aumento dos preços dos fatores de produção”, afirmando que o setor “necessita de políticas públicas que lhe dê sustentabilidade”.