João Bosco Mota Amaral

joao bosco mota amaral

15 de abril 1943

Natural de Ponta Delgada, ilha de São Miguel

1º Presidente do Governo Regional dos Açores: 8 de setembro 1976 a 20 de outubro 1995

Presidente da Assembleia da República: 9 de abril 2002 a 9 de março 2005

Biografia

Licenciado e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutor Honoris Causa em Ciências Económicas pela Universidade dos Açores, começou a exercer advocacia em Lisboa, especializando-se em questões de direito administrativo e fiscal. A partir de 1975 transferiu o seu escritório de advogado para Ponta Delgada.

Em 1969 foi eleito Deputado à Assembleia Nacional pela Ala Liberal, juntamente com Sá Carneiro e Pinto Balsemão.

Foi fundador do Partido Social Democrata nos Açores, a 20 de maio de 1974, tornando-se o seu primeiro Presidente.

Em 1975 foi eleito deputado pelo círculo de Ponta Delgada, nas listas do PPD, à Assembleia Constituinte, onde liderou a atuação do PPD em defesa da autonomia política e administrativa dos Açores e da Madeira.

Toma posse como primeiro Presidente do Governo Regional dos Açores, a 8 de setembro de 1976. Desempenhou este cargo durante cinco mandatos, do I ao V Governo, vencendo as eleições de 1976, 1980, 1984, 1988 e 1992. A 20 outubro de 1995 é sucedido por Madruga da Costa

Mota Amaral foi Vice-Presidente da Assembleia da República nas VII e VIII Legislaturas, de 30 de outubro de 1995 a 4 de abril de 2002. A 9 de abril de 2002, na IX Legislatura, é eleito Presidente deste órgão, na IX Legislatura, cargo que ocupa até 9 de março de 2005.