PSD propõe inclusão dos estudantes de Ciências da Saúde como prioritários no plano de vacinação

1 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar #covid-19 #vacina #pandemia #saude

O grupo parlamentar do PSD defende a equiparação dos estudantes das Ciências da Saúde aos profissionais da saúde nos grupos prioritários do plano nacional de vacinação. 

Numa pergunta à ministra da Saúde, os deputados consideram que “a inclusão destes estudantes das Ciências da Saúde, com potencial exposição ao vírus nos grupos prioritários de vacinação”, não foi acautelada pela estrutura que está a gerir o plano de vacinação. 

“Neste contexto de pandemia, em que todos os recursos são escassos, estes estudantes têm vindo a ser recorrentemente chamados ao terreno para exercer funções equiparadas às dos profissionais de saúde, algumas vezes em sua substituição, para que estes possam acudir a situações de maior complexidade. Estão, nestes casos, expostos aos mesmos riscos de contágio com a SARS-CoV-2, com elevado número de contactos com cidadãos infetados, e sendo eminentes veículos de transmissão do vírus”, alerta o PSD.
 
O PSD pergunta:
- Estão os Estudantes das Ciências da Saúde que estejam potencialmente expostos ao vírus incluídos no grupo dos Profissionais de Saúde, estando prevista a sua vacinação em fase prioritária, ainda que tal não esteja explícito no plano de vacinação contra a covid-19?
- Não estando incluídos, foi, em algum momento, feita a reflexão sobre a possibilidade de integrar os estudantes das Ciências da Saúde (apenas aqueles que estão potencialmente expostos ao vírus), nesse grupo prioritário, enquanto equiparados a Profissionais de Saúde, ponderando o risco para os próprios e como potenciais veículos transmissores do vírus?