PS inviabiliza a audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 no Parlamento

3 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar #covid-19 #vacina #pandemia

Na reunião da Comissão de Saúde de hoje de manhã, o Partido Socialista inviabilizou a audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 na Assembleia da República.
 
Depois da audição, proposta pelo PSD em dezembro passado, ter sido aprovada por unanimidade na Comissão a 6 de janeiro, e ter estado prevista para hoje, a Comissão manifestou indisponibilidade para a mesma, tendo por isso o PSD proposto hoje que a mesma pudesse ter lugar a partir da presente data, a qualquer dia, até ao próximo dia 10 de fevereiro, data em que será ouvida a Ministra da Saúde.
 
Mas o PS não aceitou esta proposta, o que significa que a Comissão Técnica apenas será ouvida, quando muito, no próximo dia 17 de fevereiro, ou seja, quase um mês e meio depois de a sua audição ter sido aprovada.
 
O PSD “considera absolutamente fundamental conhecer os critérios de vacinação que têm sido sucessivamente adotados pelas entidades competentes, não raro em contradição uns com os outros, assim deixando larvar na opinião pública uma já indesmentível ansiedade e um crescente descrédito sobre os responsáveis pelo plano de vacinação. Essa necessidade de ouvir a CTVC é ainda mais premente atendendo à limitação do número de vacinas existentes e disponibilizadas a Portugal, ao número reduzido de pessoas vacinadas e ao tempo que vai demorar a que se atinja a imunidade de grupo”.
 
Para o Grupo Parlamentar do PSD é “absolutamente inaceitável que, perante a gravidade da matéria em presença, a audição da CTVC possa apenas vir a ter lugar mais de um mês após a sua aprovação parlamentar”.