Covid-19: PSD quer saber quando serão vacinados os profissionais de saúde infetados

12 de fevereiro de 2021
Grupo Parlamentar vacinação covid19 pandemia

Os deputados do PSD questionam o Governo sobre a fase em que vão ser vacinados os profissionais de saúde que foram “comprovadamente infetados no passado pelo SARS-CoV-2, à semelhança dos restantes elementos de grupos prioritários como os residentes em lares que, na mesma circunstância, já receberam a primeira inoculação”.

Numa pergunta à ministra da Saúde, o grupo parlamentar do PSD recorda que “os profissionais de saúde foram escolhidos como os primeiros recetores da vacina, pela sua óbvia exposição ao vírus”. “Resultou essa decisão, que aplaudimos, da consciência e do respeito pelo papel fundamental que desempenham neste combate à pandemia. Um respeito que não pode ser, agora, descurado ou esquecido”, afirmam os deputados.

O PSD defende clareza no plano de vacinação: “Em virtude de não existir um plano formal atualizado com os critérios objetivos de vacinação e as respetivas fases, calendários e grupos-alvo, acessível a todos os portugueses, bem como um conjunto de respostas a perguntas frequentes que têm alimentado muitas questões que nos têm sido dirigidas, e às quais, infelizmente, também não conseguimos dar resposta, vem o grupo parlamentar do PSD solicitar que, de ora em diante, todo o processo seja munido da maior transparência e clareza. Acreditamos que qualquer opacidade neste processo não favorece a confiança necessária para aderir à vacinação e atingir, tão depressa quanto possível, a tão desejada imunidade de grupo, nem tampouco contribui para maior celeridade ou eficácia no processo”.

O PSD pergunta: 
- Quando poderão ser vacinados os profissionais de saúde que foram comprovadamente infetados no passado pelo SARS-CoV-2, à semelhança dos restantes elementos de grupos prioritários como os residentes em lares que, na mesma circunstância, já receberam a primeira inoculação? Quanto tempo após testarem positivo poderão ser vacinados?
- No caso dos profissionais de saúde que testaram positivo após a primeira inoculação, quanto tempo terão de esperar até poderem receber a 2ª dose da vacina?