Covid-19: PSD questiona Governo sobre “divergência e empolamento propagandístico de dados” na vacinação

16 de julho de 2021
Grupo Parlamentar vacinação Transparência covid19

O grupo parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo em que questiona a ministra da Saúde sobre a diferença entre os dados comunicados pelo Ministério da Saúde à Our World in Data e os dados fornecidos pela Direção-Geral da Saúde/Task Force sobre a vacinação.

Na pergunta, o PSD, com base em notícias divulgadas, “existe uma divergência entre os números divulgados pelo governo no dia 2 de julho, num gráfico retirado da plataforma Our World in Data e os dados que a Direção-Geral de Saúde e a Task Force da Vacinação têm como reais para o mesmo período, no que diz respeito ao número de vacinas administradas. Nesse dia, o Governo anunciou Portugal como líder da vacinação contra a covid-19 na União Europeia com base nesse mesmo gráfico”.

“A fonte do Our World in Data é o Ministério da Saúde, que indicava que em dois dias Portugal tinha ultrapassado a marca das 200 mil doses de vacina administradas, um número que a Task Force da Vacinação diz nunca ter sido alcançado. À revista Sábado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) terão indicado que houve um “lapso”, sem avançar mais pormenores sobre o que efetivamente ocorreu e durante os três dias subsequentes a este contacto entre o meio de comunicação e a entidade, os dados sobre o número de vacinas administradas (total e por dia) estiveram ocultos no portal do SNS”, aponta o PSD.

A bancada social-democrata refere ainda que “os SPMS não responderam sobre se a fonte dos dados divulgados pelo Our World in Data foi o Ministério da Saúde, como habitualmente, nem se a comunicação sobre Portugal ser líder da vacinação europeia se baseou ou não em dados oficiais. Também se recusaram a responder sobre quem é o responsável pela divulgação dos dados no portal do SNS”.

“A confirmar-se que houve um efetivo empolamento dos dados, que sustentou afirmações propagandísticas do país como líder europeu da vacinação, e não havendo, até hoje, nenhum esforço de esclarecimento sobre os números reais, nem após o pedido de informação por parte dos meios de comunicação, considera o PSD que esta é uma situação grave que coloca sobre o processo de vacinação um manto de opacidade e falta de transparência que mina a tão necessária confiança dos portugueses. Considera ainda o PSD que, se se verificar que os dados enviados pelo Ministério da Saúde foram aumentados de forma reiterada, está o governo a agir de má-fé para criar uma perceção enganadora da situação real, e a manipular uma ferramenta estatística de monitorização internacional, colocando em causa o bom nome de Portugal face aos restantes Estados-Membros”, denuncia o PSD.

O PSD pergunta:
- Foi enviada informação incorreta para a plataforma Our World in Data? Se sim, quantas vezes ou durante que período de tempo?
- A informação enviada para a plataforma Our World in Data foi empolada ou ocorreram situações de divergências para valores abaixo dos registados pelas outras entidades?
- Portugal atingiu algum dia a marca das 200 mil doses de vacinas administradas conforme indicação do Our World in Data?
- Portugal esteve na liderança da vacinação entre os Estados-Membros da União Europeia com base em dados reais, idênticos aos da Direção Geral da Saúde e da Task Force ou com base em informação falsa?
- Existiu alguma intenção de empolar os dados comunicados à Our World in Data?  Se sim, com que finalidade?
- Quem é responsável pela comunicação dos dados diários do número de vacinas administradas diariamente à plataforma Our World in Data?
- Por que razão esteve o Portal do SNS sem informação diária durante três dias, desde 12 de julho?