Infarmed: PSD defende mais meios humanos para vacinação sem prejudicar outros doentes

19 de novembro de 2021
Grupo Parlamentar Covid-19 Saúde vacinação

O PSD defende que se coloquem “todos os meios necessários” ao serviço da vacinação, mas através da criação de equipas próprias para não prejudicar os doentes não-covid.
 
No final da reunião do Infarmed, Ricardo Baptista Leite alertou que “o maior sinal de preocupação que sai da reunião é, percebendo que a vacinação nos permite como país garantir que não temos de impor medidas restritivas no futuro imediato, vemos que por falta de meios para os centros de vacinação podemos não conseguir vacinar todos os que têm de estar vacinados até 19 de dezembro”. Face a esse cenário, o Vice-Presidente da bancada do PSD apelou ao Governo para “que se coloquem todos os meios necessários” ao serviço da vacinação para se minimizar “ao máximo” o impacto da doença no próximo inverno, isto sem colocar em causa a resposta “aos doentes com outras doenças”.

De acordo com o deputado, “os centros de saúde não aguentam mais ver os seus médicos, os seus enfermeiros, os seus profissionais a serem retirados para serem colocados em centros de vacinação. A partir do momento em que assumimos que a vacinação nos próximos meses vai ter de ser uma prioridade, temos de ter equipas próprias para a vacinação e, agora no inverno, equipas próprias para tratar de doentes respiratórios sem afetar a atividade de centros de saúde”, defendeu o social-democrata.

Por outro lado, o deputado social-democrata apelou a que sejam adotadas outras medidas como “a ventilação e a medição do dióxido de carbono em espaços fechados”, como salas de aulas e de espetáculos, bem como a que se discuta o acesso aos tratamentos que começam a aparecer no mercado.

Ricardo Baptista Leite deixou ainda a garantia de que “a vacinação funciona, salva vidas e evita casos graves de covid-19”, deixando o apelo para que os portugueses se vacinem.