Rui Rio: “todos aqueles que querem mudar de Governo” devem votar no PSD

28 de janeiro de 2022
PSD legislativas2022 Porto

Perante milhares de apoiantes do PSD, a partir da varanda de um prédio localizado na Rua de Santa Catarina, no Porto, esta quinta-feira, Rui Rio explicou por que razão o PS “merece perder” as eleições legislativas. “O PS optou por fazer uma campanha em que, em vez de dar as suas ideias, tratava de deturpar as nossas ideias, inventando que queremos privatizar a Segurança Social, quando não é verdade, que queremos privatizar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que não é verdade, que queremos pôr as pessoas a pagar quando vão ao hospital, o que não é verdade, que não queremos aumentar o salário mínimo nacional, o que não é verdade, que estamos ligados à extrema-direita, o que não é verdade. Fez uma campanha na base da mentira, merece perder”, declarou.

Pelo contrário, assinalou Rui Rio, o PSD, fez uma campanha “pela positiva” e da qual se pode orgulhar. “Estamos a terminar a campanha eleitoral e acho que podemos ter orgulho na campanha que fizemos. Fizemos uma campanha pela positiva, divulgando as nossas ideias, criticando as opções do adversário, mas nunca mentindo sobre o adversário, porque na democracia é assim mesmo”, referiu. 

“No próximo domingo há desde logo uma primeira razão para votar no PSD: todos aqueles que querem mudar de Governo, todos aqueles que não querem que o doutor António Costa continue Primeiro-Ministro, só têm um voto útil e um voto possível, que é votar no PSD, o único partido que está capaz de ganhar ao PS”, acrescentou.

Num apelo ao voto aos portugueses que querem “uma mudança no país”, Rui Rio sublinhou que “votar num outro partido qualquer é direta ou indiretamente votar na continuidade” do governo de António Costa. “Aqueles que querem outro Governo com outro Primeiro-Ministro têm de votar no PSD, porque votar num outro partido qualquer é direta ou indiretamente votar na continuidade do doutor António Costa e, por aquilo que percebemos nos últimos dias, votar na continuidade da geringonça, do PS, do BE e do PCP. Quem quer uma alternativa, no domingo tem de começar por votar no PSD”, salientou Rui Rio, que tinha ao seu lado a cabeça de lista do PSD pelo círculo do Porto, Sofia Matos, o candidato às últimas autárquicas e vereador na Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, o eurodeputado Paulo Rangel, o antigo líder do PSD Luís Filipe Menezes e o ex-ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco.

Rui Rio lembrou ainda que, na história de Portugal, só uma vez um presidente da Câmara do Porto chegou a Primeiro-Ministro, em 1909. “113 anos depois, um antigo presidente da Câmara do Porto pode chegar novamente a Primeiro-Ministro do país com a vossa ajuda e com o vosso voto”.

Na Rua de Santa Catarina, a multidão gritava “o povo não esquece que a culpa é do PS”. “Quero agradecer a presença desta multidão aqui que me recebe naquela que é a minha terra, o Porto, onde eu tive muito gosto e orgulho de presidir a esta Câmara Municipal”, declarou Rui Rio.

A caravana social-democrata encerra a campanha das eleições legislativas em Lisboa, esta sexta-feira. Estão previstas três iniciativas: uma reunião com a Liga dos Bombeiros Portugueses, um almoço com a Confederação do Turismo de Portugal e uma arruada no Chiado.