Ucrânia: Rui Rio defende resposta solidária do PPE à invasão russa

10 de março de 2022
PSD guerranaucrania ppe combustiveis novobanco legislativas2022

Rui Rio defende uma resposta solidária, através de sanções económicas, entre os 27 estados da União Europeia e de todos os partidos que integram o Partido Popular Europeu (PPE), contra a invasão russa à Ucrânia. “Estamos aqui para mostrar a continuidade da solidariedade total dos partidos que compõem o PPE, como um todo, numa estratégia de combate à Rússia que passa, obviamente, não por um ataque militar, mas pelo atrofiamento do crescimento da economia da Rússia. (...) Temos de ser implacáveis”, afirmou.

O Presidente do PSD falava esta quinta-feira, em Paris, à chegada à cimeira do Partido Popular Europeu, que precede a reunião informal dos Chefes de Estado ou de Governo da União Europeia.

Rui Rio entende que “as sanções devem ir o mais longe possível”, ainda que possam ter “um efeito boomerang”, como está a acontecer no mercado dos combustíveis. “Temos de estar mentalizados. Eu dei uma sugestão que o Primeiro-Ministro veio a acolher parcialmente porque, em Portugal, o Orçamento do Estado está a ter uma receita adicional com o aumento dos combustíveis por força do IVA, estamos a pagar 23% de IVA num valor maior e o primeiro-ministro disse que ia compensar a redução do ISP, correto, simplesmente se vai compensar a partir de agora, agora já está a um preço muito elevado”, declarou.

No plano nacional, a propósito do Novo Banco, Rui Rio critica o “desplante” da instituição por estar a pedir mais uma injeção de capital, de 209 milhões de euros, ao Fundo de Resolução bancário relativa a 2021. “O Novo Banco andou a vender património a valores abaixo do que valiam no mercado. O Governo foi sempre pagando sem contestar. Eu fiz uma exposição ao Ministério Público (…) Devia ser feita uma investigação a sério, porque é muito dinheiro e, acima de tudo, com o desplante de continuar a pedir [dinheiro], apesar de começar a ter lucro”, disse.

Rui Rio explicou ainda as razões para votar no PSD na eleição do círculo da Europa para as legislativas no próximo fim de semana. “Eu tive oportunidade de estar aqui [em Paris] há uma semana, onde tive encontros com a comunidade portuguesa, onde expliquei muito claramente o interesse de votarem no PSD para enfraquecer o PS e que o voto no Chega é um voto perdido”, sublinhou.

Rui Rio está em Paris para um encontro do Partido Popular Europeu, que conta com figuras como Karl Nehammer, chanceler austríaco, assim como Krisjanis Karins, Primeiro-Ministro da Letónia. Vitali Klitschko, presidente da Câmara de Kiev, assim como Petro Poroshenko, ex-Presidente ucraniano, e Iúlia Timochenko, ex-primeira-ministra ucraniana, vão falar com os líderes europeus por vídeo-conferência.