Rui Rio: “o foco é melhorar a competitividade da economia” para as empresas pagarem melhores salários

17 de novembro de 2021
PSD Economia empresas salarios

Rui Rio defende que o foco dos governos deve ser “melhorar a competitividade da economia, para as empresas venderem mais e a melhor preço” e desta forma “pagarem melhor”.

O Presidente do PSD, que reuniu esta quarta-feira, com a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), considera que todos os agentes, políticos e gestores, querem que “o SMN suba muito, mas por força da riqueza produzida e não de forma administrativa”. “Não é normal um país em que o SMN começa a encostar ao salário médio, o que pretendemos é que os portugueses ganhem mais, não é administrativamente forçar”, sublinha Rui Rio.

O líder do PSD salienta que a prioridade é “nivelar por cima e não nivelar tudo por baixo”, pelo que “o país quer é estar o mais próximo possível da média europeia, já que os salários em Portugal são muito baixos”. 

Na reunião com a CIP, Rui Rio revelou que não foi discutida a recente proposta do Governo na concertação social para subir o SMN, mas “a questão dos salários de um modo geral”. “Nós em Portugal temos assistido a que o SMN tem vindo a encostar ao salário médio, porque o mínimo é definido administrativamente e o médio pela economia e pela riqueza que produzimos”, explicou.