Iremos revogar as leis que estão a asfixiar o alojamento local

30 de maio de 2023
PSD alojamentolocal Turismo Economia

Luís Montenegro acusa o Governo de António Costa de estar “a asfixiar o alojamento local, pelo que reafirma o compromisso assumido com o setor: “A nossa promessa é muito firme e direta: nós, num futuro governo do PSD, revogaremos as medidas que Partido Socialista propõe para o alojamento local”. 
Após receber a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), esta terça-feira, na sede nacional, em Lisboa, o Presidente do PSD lembrou que o setor tem contribuído para “a revitalização de muitos espaços urbanos e para a criação de negócios que são o sustento de muitas famílias em Portugal”. “[Estes negócios] são mesmo a principal alavanca da economia portuguesa, emprega muitos milhares de pessoas que encontraram no aproveitamento do seu património a fonte de financiamento das suas vidas”, precisou. 
Luís Montenegro entende que “ninguém melhor do que o poder local e regional, com a proximidade que têm da realidade física, social e económica de cada território”, têm a capacidade de definir “as áreas de maior contenção”, conciliando os interesses habitacionais com a oferta de alojamento local. 
“Por um lado, haver no mercado de habitação mais casas para arrendamento, mais casas para aquisição e, por outro, haver um setor de atividade económica que gera competitividade”, apontou, sublinhando que a posição do PSD “é tentar evitar, até ao final, que o Governo dê este passo, no sentido de asfixiar, para não dizer mesmo eliminar, um setor tão relevante da atividade económica e da área do turismo em particular”.