José Silvano: “tribunal provou com objetividade a minha palavra honrada”

8 de fevereiro de 2022
PSD Justiça

José Silvano considera que a sua palavra “saiu honrada” com a absolvição no processo judicial movido contra si e contra a deputada Emília Cerqueira. 

Em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, esta segunda-feira, o Secretário-geral agradeceu “em especial” a Rui Rio ter mantido a confiança em si nos três anos e meio que durou o caso. “Contra tudo e contra todos, o dr. Rui Rio segurou o seu Secretário-geral, porque confiava na palavra que seu Secretário-geral lhes transmitia e não naquela que a comunicação social transmitia”, destacou.

“Com outro líder, um líder fraco que ficasse sujeito àquilo que a opinião pública ou a comunicação social dizia, era mais fácil substituir o seu secretário-geral, como tantas vezes foi pressionado, do que continuar a defender o seu secretário-geral até ao fim”, acrescentou.

José Silvano apontou o seu caso como um exemplo do que o Presidente do PSD se refere quando critica os chamados “julgamentos de tabacaria” e disse que, apesar de estar contente com a absolvição, ficou ainda mais feliz por “a sua palavra ter saído honrada” deste julgamento. “Foi uma condenação feita na praça pública durante três anos e meio e, cada vez que havia uma manifestação eleitoral, interna ou externa, voltava o caso das falsas presenças. (…) A juíza provou o que disse: nunca mandei ninguém registar a minha presença e não recebi qualquer tostão pelas presenças, sempre disso desde o início e repito no fim, isto para um transmontano é o que consola mais neste processo”, referiu.

O Secretário-geral do PSD entende que este caso “foi aproveitado durante três anos e meio para prejudicar a imagem do seu Secretário-geral e do PSD”. “Não, com toda a honestidade não repara. Sempre prezei a minha humildade e aguentar com tranquilidade tudo isto magoa e prejudica”, afirmou, sublinhando acumular 40 anos de vida pública, que incluiu a presidência da Câmara de Mirandela, onde sempre se pautou por princípios e pela “verdade”.

Os deputados José Silvano e Emília Cerqueira foram absolvidos de crimes de falsidade informática de que estavam acusados.