Paulo Rangel eleito tesoureiro do PPE

1 de junho de 2022
PSD ppe epp paulorangel

Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, foi eleito, esta quarta-feira, tesoureiro do Partido Popular Europeu (PPE), durante o 27.º Congresso em Roterdão, nos Países Baixos, que confirmou o alemão Manfred Weber como novo Presidente da maior família política europeia.

Paulo Rangel, vice-Presidente do grupo parlamentar do PPE venceu o candidato checo Tomás Zdechovsky, ao recolher 61% dos votos dos delegados, e passa a ser assim o responsável pelas matérias financeiras nos próximos dois anos, cargo que acumulará com uma pasta política na presidência do PPE.

“Estou muito honrado com a grande responsabilidade que me foi confiada pelos congressistas, especialmente quando estamos a dois anos das eleições europeias. A gestão financeira é uma área que conheço bem pois tenho também essa responsabilidade no grupo parlamentar desde 2014”, declarou Paulo Rangel.

Paulo Rangel, que ocupava até agora a vice-Presidência com o pelouro da adesão dos partidos que querem pertencer a família política do Partido Popular Europeu, mantém-se ainda vice-Presidente da bancada parlamentar do Grupo PPE com o pelouro do “Futuro da Europa - conferência e convenção”.

Depois da eleição de Manfred Weber como novo presidente do PPE – o alemão, que continuará a liderar a bancada do PPE no Parlamento Europeu, sucede ao polaco Donald Tusk, que deixou o cargo para regressar à vida política polaca –, o PPE elegeu também o novo Secretário-geral, o grego Thanasis Bakolas, e os vice-presidentes da nova direção, entre os quais três comissários europeus: a búlgara Mariya Gabriel, o austríaco Johannes Hahn e a croata Dubravka Suica.

A nova direção do PPE será liderada por Manfred Weber, que era candidato único à presidência do PPE, e foi eleito com 89% de votos favoráveis dos delegados presentes no Congresso, no qual discursou o líder do PSD, Rui Rio.