Nota de pesar pelo falecimento de Almeida Henriques

4 de abril de 2021
PSD pesar

Foi com grande consternação que o Partido Social Democrata recebeu a notícia do falecimento António Almeida Henriques.

Almeida Henriques era, desde 2013, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, cidade onde deixa um legado indelével, tendo mantido sempre uma participação ativa em diversas instituições culturais, sociais e científicas da cidade e da região.

Era também Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Presidente da Secção de Smart Cities da ANMP, Presidente do Conselho Estratégico do Portugal Smart Cities Summit, no âmbito da Fundação AEP, e Presidente do Conselho Geral da Fundação FEFAL - Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais.

Advogado, dedicou grande parte da sua vida ao serviço público. Entre 2011 e 2013 exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, tendo-se destacado no lançamento de programas de política pública como o "Revitalizar” ou o "Valorizar”, na reprogramação estratégica e no avanço da execução do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e na aprovação e implementação do pacote de medidas de apoio às famílias endividadas e de disciplina de práticas bancárias abusivas.

Militante do PSD desde 1980, foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.

Num ano particularmente difícil para todos os portugueses, é com profundo pesar que os social-democratas veem partir Almeida Henriques, um autarca dedicado.

A direção do Partido Social Democrata, na figura do seu Presidente, Rui Rio, expressa a toda a família o seu mais sentido pesar nesta hora.