Voto de pesar pelo falecimento de António Cardoso e Cunha

25 de janeiro de 2021
PSD pesar

Foi com consternação que o Partido Social Democrata recebeu a notícia do falecimento António Cardoso e Cunha.

Natural de Leiria, António José Baptista Cardoso e Cunha foi um destacado militante do PSD, tendo aderido ao Partido em 1980. Serviu o País como deputado, Secretário de Estado das Indústrias Extrativas e Transformadoras, Secretário de Estado do Comércio Externo, e como ministro da Agricultura e Pescas dos governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão.

No PSD, foi por diversas vezes presidente da Mesa da Assembleia Distrital de Santarém, conselheiro nacional e vice-presidente da Comissão Política Nacional.

No ano em que Portugal entrou para a então CEE, 1986, Cardoso e Cunha foi o primeiro português nomeado para a Comissão Europeia, integrando duas comissões de Jacques Delors, primeiro como comissário das Pescas e depois como comissário da Energia, Empresas, Comércio e Turismo.

Foi também o primeiro comissário para Expo"98, evento que ainda hoje tem uma marca indelével na memória dos portugueses.

A direção do Partido Social Democrata, na figura do seu Presidente, Rui Rio, expressa a toda a família o seu mais sentido pesar nesta hora.