Nota de pesar pelo falecimento de Manuel Ferreira Patrício

12 de setembro de 2021
PSD pesar

A Direção Nacional do PSD torna público o seu pesar pelo falecimento do Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício, aos 83 anos, associando-se à família enlutada, a quem apresenta as mais sentidas condolências.

O desaparecimento do Professor Manuel Ferreira Patrício representa uma grande perda para a família social democrata, porquanto, ao longo de toda a sua vida, este insigne professor sempre lutou pelos ideais do PSD, enfrentando grandes adversidades públicas e privadas pela sua coragem e firmeza na defesa do ideário da social democracia, particularmente no Alentejo, e sobretudo nos primeiros anos pós-revolução. Como militante, Manuel Ferreira Patrício sempre deu a cara e nunca baixou os braços, ocupando diversos cargos dirigentes no PSD, destacando-se a sua liderança como presidente da Comissão Política Distrital de Évora.

Enquanto académico, Manuel Ferreira Patrício deixa um legado de enorme relevância como linguista, filósofo, e pedagogo, de que é testemunho vivo a coletânea de seis obras escolhidas que constituem o principal repositório do seu percurso, e que acaba de ser lançada no mercado, enriquecendo a sua vastíssima obra de académico e investigador. À frente da Universidade de Évora, onde foi professor catedrático e Reitor, deixou um rasto de grande apreço e reconhecimento pela sua dedicação às causas da academia, sempre marcadas pelo seu traço de simpatia, bonomia e tolerância.

Fundador da Escola Cultural, dedicou grande parte da sua vida às questões da educação, com uma vasta obra científica sobre estas matérias, conhecimentos que pôs em prática de forma reconhecidamente meritória, desde os tempos em que exerceu o cargo de Diretor Geral do Ensino Superior até praticamente à sua morte.

O PSD curva-se à memória de tão insigne militante, na certeza de que o legado do Professor Manuel Ferreira Patrício o manterá bem vivo e presente na memória das atuais e futuras gerações.

Lisboa, 11 de setembro de 2021

A Direção Nacional do PSD