Ministro da Economia está a ser “triturado pela máquina socialista”

23 de setembro de 2022
PSD governoemrodalivre cortedepensoes

O Presidente do PSD está solidário na “substância e na forma” com o ministro da Economia por António Costa e Silva estar a ser “triturado pela máquina socialista” por causa das divergências e contradições do Governo em torno da redução do IRC (impostos sobre as empresas). 

No jantar de encerramento do 1º Encontro Interparlamentar do PSD no Parlamento Europeu, esta quinta-feira, em Ponta Delgada, Luís Montenegro lembrou a posição de António Costa e Silva, que veio a ser contestada por outros membros do Governo. “Solidariedade na substância, porque concordamos com ele [ministro da Economia] na necessidade de baixar a carga fiscal sobre as empresas, para tornar mais atrativo o investimento. E também solidariedade na forma, porque, sendo ele uma personalidade independente que aceitou ir para o Governo, ainda por cima monocolor de maioria absoluta, estar a ser triturado pela máquina socialista merece do ponto vista democrático, mesmo dos seus adversários, como é o nosso caso, uma palavra de solidariedade. Isto não é bonito”, declarou.

Luís Montenegro sublinha que o ministro da Economia foi “desautorizado em público” pelo ministro das Finanças, por “dois secretários de Estado, incluindo o da Economia” e pelo líder parlamentar do PS.

O líder do PSD diz que reina “a desorganização, a descoordenação e a dissimulação” no Governo, ao ponto de prejudicar os pensionistas. “O Primeiro-Ministro dissimulou um corte de mil milhões de euros no sistema de pensões em Portugal. Podem utilizar o jogo de palavras que quiserem”, disse.

Luís Montenegro considera que Portugal tem “um Governo onde a reina a confusão”, “está em roda livre”, e “não basta ter maioria absoluta para governar”, é “preciso ter liderança”. 

A delegação do PSD no Parlamento Europeu e o PSD/Açores organizam pela primeira vez, em Ponta Delgada, este encontro interparlamentar, que juntou eurodeputados do PSD, membros do Governo Regional dos Açores do PSD, deputados dos Açores à Assembleia da República e os deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. O encontro interparlamentar é uma organização faz parte da iniciativa “Missão Açores”, lançada em 2020 em Bruxelas.