PSD

Últimas notícias

“Vamos primeiro ganhar a guerra, salvar as pessoas” contra os incêndios
15 08 2025

Portugal vai voltar a ter excedente orçamental em 2025
15 08 2025

A imigração regulada protege em primeiro lugar os próprios imigrantes
27 07 2025

O nosso Governo é de inspiração social-democrata: “não deixa ninguém para trás”
21 07 2025

O Governo está aqui para cumprir a legislatura de quatro anos
17 07 2025
“Nós vamos majorar em mais de 10 por cento os projetos de investimento nos territórios de baixa densidade e, portanto, vamos favorecer claramente quem investir nos territórios de baixa densidade”, afirmou hoje o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Para o governante, “é do interesse do próprio país” também tirar partido dos “recursos e das potencialidades” de todas as parcelas do seu território, defendendo, por isso, que Portugal não pode funcionar a “diferentes velocidades”.
“Nós sabemos que este não é um processo fácil, não se muda essa realidade de um dia para o outro, mas é um processo em que todo o país tem de apostar”, defendeu.
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional afirmou que o próximo quadro comunitário é “uma oportunidade muito grande” para o interior do país, sublinhando ainda que os projetos de investimento empresarial nos territórios de baixa densidade terão comparticipações “reforçadas” dos fundos europeus.
“Da mesma forma, como eu já tinha prometido, iremos abrir, aliás, concursos específicos só para investimentos em territórios de baixa densidade. Isto demonstra bem como, no âmbito do “Portugal 2020”, nós levamos muito a sério o objetivo de coesão territorial”, afirmou.
Poiares Maduro acredita que, “pela primeira vez”, vai existir uma “diferenciação positiva” dos territórios do interior no sentido de “atrair” mais investimento para essas regiões, traduzindo-se esses investimentos na criação de emprego qualificado e na fixação de pessoas.
“O que estes territórios necessitam, sobretudo, é de atividade económica, dinamismo económico-social, emprego para os jovens, emprego qualificado (…)”, disse.
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional considerou “emblemático” o novo investimento da Delta Cafés no setor da criação (fabrico de uma máquina de café), sendo este projeto apoiado por fundos comunitários.
“É fundamental nós termos projetos como este e que este grupo económico aliás representa. Projetos com alto teor de inovação, com capacidade de internacionalização que juntem conhecimento a atividades e setores tradicionais”, disse.